Tamanho do texto

Concorrência de iPhone e Android prejudica smartphones da RIM

TORONTO, 20 Dez (Reuters) - As vendas da Research In Motion nos Estados Unidos recuaram pelo quinto trimestre seguido no terceiro trimestre, apesar de a receita da fabricante do BlackBerry ter saltado em 1 bilhão de dólares contra um ano antes, revelou um documento entregue a uma instituição reguladora divulgado nesta terça-feira.

BlackBerry: vendas em queda nos Estados Unidos
Getty Images
BlackBerry: vendas em queda nos Estados Unidos
As vendas dos smartphones BlackBerry e do tablet PlayBook nos EUA tiveram dificuldades em manter o ritmo dos aparelhos mais poderosos e com mais conteúdo como o iPhone e o iPad, da Apple, e uma grande variedade de dispositivos baseados no Android, produzidos por empresas como Samsung e HTC, que são fortemente subsidiados por operadoras norte-americanas.

A RIM afirmou que registrou receita de 1,03 bilhão de dólares nos EUA nos três meses até o fim de novembro, uma queda de 7 por cento sobre o trimestre anterior. As vendas nos EUA foram de 1,88 bilhão de dólares no mesmo trimestre do ano anterior.

No entanto, a empresa canadense teve uma expansão em outras regiões, já que as vendas fora dos Estados Unidos, Canadá e Grã-Bretanha subiram 31 por cento contra um ano antes para 3,17 bilhões de dólares. Essas vendas representaram 61 por cento das vendas totais da RIM no trimestre, alta de 5,4 por cento sobre o mesmo intervalo do ano anterior.

Na última sexta-feira, a ação da empresa teve desvalorização de 11 por cento após a RIM fazer uma previsão fraca e afirmar que atrasaria o lançamento de seus novos smartphones até o fim de 2012.

(Reportagem de Alastair Sharp)