Tamanho do texto

Programação do novo canal começa às 10h30 e vai até a meia-noite, mas ainda está em período de testes

Óculos e televisores 3D são necessários para assistir à programação de TV 3D na China
Getty Images
Óculos e televisores 3D são necessários para assistir à programação de TV 3D na China
Pequim - O primeiro canal de televisão chinês em três dimensões (3D), China 3D TV, começou a transmitir  no país coincidindo com o início do ano de 2012, informou a rede estatal "CFTV", uma das envolvidas no projeto. A transmissão, no entanto, ainda está em período de testes.

O canal, que requer televisões especiais para poder ser visto em 3D, é operado conjuntamente por "CFTV" e cinco estações locais nas cidades de Pequim, Xangai, Tianjin, Shenzhen e na província oriental de Jiangsu.

Por enquanto, o canal transmite 13 horas e meia, das 10h30 até meia-noite, e está previsto que inicie sua programação normal no dia 23 de janeiro, primeiro do Ano Lunar do Dragão.

No canal poderão ser vistos desde programas esportivos até filmes, espetáculos e desenhos animados com efeitos tridimensionais, segundo seus responsáveis.

O formato 3D, popularizado por causa do sucesso mundial do filme de ficção científica "Avatar", já foi utilizado em várias superproduções do cinema chinês, embora mal tenha sido experimentado na tela.