Ferramenta está sendo desenvolvida durante o decorrer do evento

Por Matheus Gonçalves

Um grupo de campuseiros se juntou para programar um mapa interativo da Campus Party 2012 com códigos e padrões de usabilidade do Google Maps, permitindo que o os participantes marquem a si mesmos e encontrem uns aos outros dentro da arena.

Leia mais sobre a Campus Party:
Diretor da Mozilla critica Apple, Google e Facebook
Jovem Nerd fala de zumbis em palestra bem-humorada

Mapa ajuda a encontrar outros campuseiros
Reprodução
Mapa ajuda a encontrar outros campuseiros
Segundo Bruno Torquato, desenvolvedor de 26 anos da cidade de Brasília, a ideia surgiu em um momento de tédio com os colegas William Kurosawa, também de 26 anos e que mora em São Paulo e Diogo Kamioka, gerente de TI de 27 anos, que colaborou com a configuração da infraestrutura.

A proposta inicial era criar uma ferramenta útil aos campuseiros, mas que não demandasse muito tempo para ser criada. Foi sugerido então um projeto para que os nerds pudessem se encontrar dentro do pavilhão.

“Demoramos cerca de quatro horas para programar e publicar o site http://campusmap.com.br/ , mas valeu a pena.” disse Kurosawa. "Sabe, esse lugar é muito grande e estava difícil ficar indicando e apontando coisas como ‘ah, estou próximo a tal banner, do lado de tal palco’, estava complicado.” – completou.

Após uma breve divulgação nas bancadas próximas, não demorou muito para que outras pessoas gostassem do site e se oferecessem para ajudar com o layout, logotipo e dicas.

De acordo com os autores, a parte de cadastro e pesquisa do site foi feita com Ruby on Rails, mas os profissionais estudaram e aplicaram funções da API do Google Maps.

Como trata-se de um software que está em fase inicial, alguns bugs podem ser encontrados, além de pequenos problemas de usabilidade, que já estão sendo corrigidos. Os testes são feitos nos navegadores Firefox e Google Chrome.

Para o futuro, os criadores pretendem aplicar a ferramenta em outros eventos ou até mesmo nas próximas edições da Campus Party. O Twitter oficial do site é @campusmapbr . “Sugestões e parcerias são bem vindas” – convida Torquato.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.