Google Related e Picasa para Linux estão entre os produtos que não serão mais desenvolvidos

Desde que assumiu o Google, em abril do ano passado, Larry Page tem seguido a estratégia de desativar vários serviços pouco usados da empresa. Uma nova "limpeza", divulgada hoje, afeta aplicativos para Linux e serviços pouco usados. Veja o que será cancelado.

-- Google Flu Vaccine Finder - ferramenta criada em 2009, durante a epidemia da gripe H1N1, foi desativada.

-- Google Related - barra de sugestões que exibia conteúdo relacionado a sites visitados, foi lançada em agosto do ano passado . Será desativada nas próximas semanas.

-- Google Sync for BlackBerry - programa que sincroniza contatos e eventos de serviços do Google em aparelhos BlackBerry. Quem já tem o aplicativo poderá continuar usando, mas o download será retirado do ar no dia 01/06.

-- Web App do Google Talk - Esse site permitia usar o Gtalk em celulares, mas será fechado. O Google recomenda o uso do aplicativo oficial do Google Talk para Android ou o uso de algum agregador (como Meebo e Trillian) em outros sistemas.

-- One Pass - essa plataforma de pagamento usada por empresas de notícias será desativada. Os clientes devem ser migrados para outros serviços semelhantes do Google.

-- Busca de patentes - continuará funcionando normalmente, mas não terá mais uma home page própria. As buscas poderão ser feitas a partir da página principal do Google (google.com).

-- Picasa para Linux - o editor de imagens para Linux continuará disponível, mas não receberá nenhuma atualização.

-- Picasa Web Albuns Uploader para Mac e Picasa Web Albums Plug-in para iPhoto - esses aplicativos não ficarão mais disponíveis para download. O Google recomenda o uso do Picasa 3.9 para Mac.

-- APIs - O Google vai mudar as regras de várias de suas APIs (mecanismos usados por programadores para acessar dados e serviços da empresa). Os dados completos podem ser vistos no blog de desenvolvedores do Google.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.