Logotipo interativo possui nome do Google "bordado" na página de buscas e um zíper gigante

Em um novo doodle, logotipo especial na página de buscas, o Google homenageia hoje Gideon Sundback, o inventor do zíper. O engenheiro nasceu na Suíça em 1880, mas se mudou para os Estados Unidos logo depois de começar a faculdade. Em 1914, ele entrou com o pedido de registro de patente para o zíper, que chamou na época de fecho Éclair.

LEIA TAMBÉM:
Doodle Les Paul agora é permanente
Saiba como são criados os doodles do Google

Novo doodle na página de busca homenageia inventor do zíper
Reprodução
Novo doodle na página de busca homenageia inventor do zíper

No logotipo especial criado pelo Google, o internauta pode interagir com a página, puxando o zíper no topo do site. O logotipo do Google também foi refeito, com uma textura que imita um bordado usado em tecidos. Depois de abrir o zíper, o internauta tem acesso a resultados de busca a respeito de Sundback e sua invenção.

A patente foi concedida a Sundback em 1917. Pouco tempo depois, o zíper já era encontrado em diversos tipos de roupas, como calças a mochilas. Seu uso foi importante na produção dos uniformes dos soldados americanos que lutaram na Primeira Guerra Mundial. O nome zíper, criado a partir do som causado pelo movimento do fecho Éclair, foi criado por B. F. Goodrich, um empresário industrial, em 1923 e continua sendo usado até hoje.

O inventor suíço foi casado com Elvira Aronson, filha do dono da Universal Fasterer Company, empresa onde ele criaria o zíper. Ele morreu em 21 de junho de 1954, em MeadVille, Pensilvânia (EUA).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.