George Colony acredita que executivos de design deveriam assumir o controle

George Colony, CEO da Forrester, um dos principais institutos de pesquisa de mercado do mundo, afirmou no blog da empresa que a Apple deve perder sua característica inovadora nos próximos anos.

Leia mais:
iCloud ultrapassa 100 milhões de usuários, diz Tim Cook

Híbrido de MacBook e iPad está fora dos planos da Apple, diz CEO

Cook, novo CEO da Apple, deve apresentar o iPhone 5
Getty Images
Cook, novo CEO da Apple, deve apresentar o iPhone 5
Segundo Colony, no aspecto de liderança de companhias, existem três categorias de empresa: as burocráticas (como IBM), tradicionais (como a Igreja Católica) e as Carismáticas (como Apple, quando liderada por Steve Jobs). O CEO reforça que líderes carismáticos devem ser substituídos por outros líderes carismáticos.

No caso da Apple, a escolha do ex-chefe de operações Tim Cook para substituir Jobs pode tornar a empresa mais burocrática, menos inovadora e, a longo prazo, menos competitiva. Colony afirma que esse declínio transformaria a Apple numa nova Sony. A empresa japonesa foi sinônimo de inovação nos anos 1908, mas hoje não lança mais produtos marcantes (como o Walkman).

Colony acredita que executivos da Apple da área de design, como Jon Ive ou Scott Forstall, possuem um perfil mais parecido com o de Jobs, e seriam melhores escolhas para chefiar a Apple.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.