Com novo sistema, desenvolvedores terão ferramentas para criar aplicativos de alto desempenho, segundo a companhia

A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, anunciou nesta terça-feira, durante conferência na Flórida (EUA), o lançamento no novo sistema operacional BlackBerry 10 e um kit de ferramentas para desenvolvimento (SDK) para desenvolvedores criarem seus próprios aplicativos para a plataforma ou em HTML5.

LEIA MAIS: Novo sistema da RIM se chamará BlackBerry 10

Segundo Alec Saunders, vice-presidente de relações com desenvolvedores e desenvolvimento de ecossistemas da RIM, os desenvolvedores que usarem a plataforma poderão criar “aplicativos integrados com outros serviços, como o BlackBerry Messenger (BBM), ou aproveitando dos novos elementos de design dessa nova plataforma de computação".

Veja também: RIM vai fornecer protótipo do Blackberry a desenvolvedores

Christopher Smith, vice-presidente de Plataforma de Aplicativos Portáteis e Ferramentas da Research In Motion, afirmou durante a conferência que nos próximos meses os desenvolvedores terão acesso a um conjunto extenso de APIs (Interfaces de Programação de Aplicativo) para construir aplicativos mais integrados.

“Existe muito interesse e expectativa em relação ao lançamento dos dispositivos com a BlackBerry 10, e hoje é uma grande satisfação lançar as ferramentas beta de desenvolvimento para a BlackBerry 10 para uso geral”, disse Smith.

LEIA TAMBÉM:
Novo sistema para BlackBerry é aposta da RIM para sair da crise

O kit de ferramentas lançado nesta terça-feira está disponível em versão beta para download gratuito no site da companhia e conta com suporte para desenvolvedores de aplicativos HTML5, permitindo o desenvolvimento de aplicativos nativos usando tecnologias de programação web comuns. O kit inclui o SDK Nativo BlackBerry 10 com Cascades.

Os  aplicativos criados com qualquer ferramenta BlackBerry 10 serão compatíveis com os smartphones BlackBerry 10, além do tablet PlayBook assim que a nova plataforma estiver disponibilizada para o PlayBook. Smartphones BlackBerry com versões anteriores do sistema operacional não terão acesso aos novos aplicativos.

Testes

Para ajudar os desenvolvedores a começar o trabalho com a plataforma BlackBerry 10, a companhia canadense dará aos participantes do evento para desenvolvedores BlackBerry 10 Jam um dispositivo BlackBerry 10 Dev Alpha.

"Essa unidade de teste representa um compromisso maior da RIM em oferecer à comunidade de desenvolvedores as ferramentas necessárias para criar aplicativos de sucesso voltados aos dispositivos BlackBerry 10 e garantir que estejam prontos quando os primeiros dispositivos forem lançados, no segundo semestre de 2012 ," afirmou a empresa em nota.

Veja ainda: Problemas técnicos atrasam novos BlackBerry, dizem analistas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.