Usuário terá que recorrer a programas complementares ou adquirir uma licença do Media Center

O Windows 8 , novo sistema operacional da Microsoft que deve ser lançado no segundo semestre deste ano, não terá suporte nativo para rodar filmes em discos DVD. Para ver um DVD em um computador com Windows 8, o usuário terá que comprar uma licença do Windows Media Center (ainda sem preço definido) ou usar programas de outros fabricantes.

Leia também:
8 novidades do Windows 8

Alguns fabricantes incluem programas como o PowerDVD para essa função. Quem comprar um notebook ou desktop sem esses programas pode optar por um software pago ou por um programa gratuito, como o VLC ou o Media Player Classic.

Veja algumas imagens do Windows 8

A falta de suporte nativo para filmes em DVD vale tanto para filmes em disco como para arquivos de vídeo usados em DVDs (com extensão VOB).

O Windows 7, atualmente no mercado, roda filmes em DVD sem a necessidade de programas adicionais. Segundo a Microsoft, a medida foi tomada porque o uso de computadores para assistir filmes em DVD estaria caindo. A empresa diz que, com o surgimento de TVs conectadas e com entradas USB e com o crescimento de serviços como o Netflix, o computador é cada vez menos usado para assistir filmes em DVD. Além disso, o recurso de reprodução de DVDs tem um custo, já que a empresa precisa pagar royalties pelos algoritmos (codecs) usados para exibir os vídeos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.