O serviço utilzia imagens capturadas pelas câmeras do Google e também pelas dos usuários do Picasa

Por Fernanda Morales

A Google anunciou o lançamento de uma nova ferramenta para o seu serviço de localização o Google Maps , que permite que os usuários visitem locais históricos com o auxílio de imagens em três dimensões.

As fotos disponíveis apresentam aos visitantes digitais mais de 15 mil localidades diferentes ao redor do mundo como, por exemplo, a Fonte Trevi, na Itália.

De acordo com o The Next Web , para fazer a visita em 3D, os usuários do serviço precisarão instalar o sistema MapsGL .

Para acessar o serviço, os usuários deverão pesquisar por uma determinada localidade no serviço e se uma foto aparecer no lado esquerdo da tela,significa que há uma visita em 3D disponível. E para visualizá-la, os usuários deverão apenas clicar sobre a imagem.

Além disso, as imagens presentes nas apresentações foram capturadas pela Google e também pelos próprios usuários de serviços como Picasa e Panoramio.

“Nós começamos a encontrar conjuntos de fotos sobrepostas de principais pontos turísticos”, afirmou Steve Seitz, engenheiro de software. “A partir das fotos, o nosso sistema deriva a forma em 3D de cada localidade e calcula a localização e orientação geográfica de cada imagem. O Google Maps em seguida seleciona um caminho através das melhores imagens e adiciona transições em 3D para conduzi-los ininterruptamente de foto para foto, como se você estivesse voando literalmente ao redor do local.”

A empresa ainda afirma que as imagens extraídas dos serviços de armazenamento de fotos para serem utilizadas pela nova ferramenta serão devidamente creditadas aos seus autores.

Um vídeo produzido pela empresa mostra como a nova ferramenta funciona e pode ser conferido no YouTube pelo atalho youtu.be/uOFsYp7AtUs .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.