Mudança, segundo fontes do The Wall Street Journal, sinaliza reação a serviços de compartilhamento de fotos como Instagram

A Apple pode lançar em breve uma nova versão do iCloud , sistema de backup em nuvem lançado em junho de 2011. Com a atualização, o serviço pode facilitar o compartilhamento de fotos, de acordo com reportagem do jornal The Wall Street Journal . A nova versão do iCloud, segundo as fontes, será anunciada durante a conferência para desenvolvedores da Apple, a WWDC, programada para 11 a 15 de junho, em São Francisco (EUA).

LEIA TAMBÉM:
O que é o iCloud?

iCloud foi lançado no WWDC 2011, última vez que Steve Jobs participou de um lançamento da Apple
Getty Images
iCloud foi lançado no WWDC 2011, última vez que Steve Jobs participou de um lançamento da Apple
Com os novos recursos de compartilhamento, os usuários poderiam compartilhar "pacotes" de fotos com outros usuários do serviço e comentar as fotos. Atualmente, os usuários podem apenas armazenar suas fotos em um servidor da Apple que as deixam disponíveis para acesso a partir de qualquer dispositivo da Apple. O Photo Stream, no entanto, só sincroniza as fotos, mas não permite compartilhá-las na web.

Com a mudança, segundo o jornal, a Apple estaria se preparando para competir com outras empresas que investem em serviços que permitem compartilhar e comentar fotos com os amigos, como o Facebook e o Instagram .

Outro novo recurso do serviço permitiria sincronizar vídeos e também notas e lembretes, tornando o material disponível tanto nos dispositivos, como através de um site acessado por meio de um navegador web, o iCloud.com. Os novos recursos do iCloud dependeriam da nova versão do iOS, sistema operacional para dispositivos móveis da Apple, o iOS 6 . Fontes afirmam que o novo sistema será anunciado durante a WWDC 2012.

Atualmente, a Apple possui mais de 125 milhões de usuários do iCloud. Para usar o iCloud, o usuário deve concordar com os termos de serviço. Depois de aceitar, o serviço passará a ter acesso a todos os dados armazenados nos dispositivos e os sincronizará automaticamente com uma cópia na nuvem. Toda vez que os dispositivos estiverem conectados a internet, o iCloud atualizará todos os arquivos dos usuários. O serviço faz backup de músicas (mediante pagamento), fotos, livros e aplicativos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.