Enquanto Samsung e Apple avançam, Nokia foi a mais afetada pela queda nas vendas de aparelhos

HELSINQUE - As vendas mundiais de celulares caíram em 2% entre janeiro e março, depois de 10 trimestres consecutivos de crescimento, porque os compradores chineses optaram por esperar novos modelos e as incertezas econômicas influenciaram negativamente os mercados desenvolvidos, de acordo com a consultoria Gartner.

LEIA TAMBÉM:
Brasil tem mais usuários de smartphone do que França e Alemanha

Apesar de investimentos em novas linhas de celulares, Nokia perde mercado para Samsung e Apple
Getty Images
Apesar de investimentos em novas linhas de celulares, Nokia perde mercado para Samsung e Apple
Os dados divulgados na quarta-feira confirmam que a sul-coreana Samsung se tornou a maior fabricante mundial de celulares no período, colocando fim ao reinado de 14 anos da finlandesa Nokia, que vem perdendo terreno há anos, especialmente nos celulares inteligentes. "O ambiente econômico é desafiador na Europa Ocidental e América do Norte", disse Anshul Gupta, analista do Gartner.

As vendas de celulares na China, o maior mercado mundial de telefonia móvel, caíram em mais de 6% ante o primeiro trimestre do ano passado, porque os consumidores decidiram esperar pela chegada de modelos mais avançados ao mercado, segundo o analista. Os produtos devem chegar ao país neste trimestre ou no próximo.

Gupta afirmou que a Nokia foi a maior prejudicada pela desaceleração geral da demanda. Sua fatia de mercado caiu a 19,8% ante 25,1% no primeiro trimestre de 2011, e a participação da empresa no segmento de celulares inteligentes caiu a apenas nove por cento no período. "A maior parte do mercado perdido pela Nokia nos celulares inteligentes foi capturada pela Samsung e Apple", disse Gupta.

A fatia de mercado da Samsung subiu a 20,7%, enquanto a Apple, a terceira colocada no mercado mundial de celulares pelo critério de volume, viu sua participação mais que dobrar, para 7,9%.

O Gartner afirmou que o começo lento do ano era causa de cautela quanto ao restante de 2012, e que por isso reduziria sua projeção de crescimento anual do mercado de celulares em 1%, ou 20 milhões de aparelhos.

O Gartner é a única companhia de pesquisa que está publicando dados sobre vendas reais ao consumidor, enquanto outros grupos de pesquisa se concentram nas estatísticas de produção. O papel dos dados de mercado está crescendo no setor, porque diversos fabricantes de celulares pararam de divulgar dados sobre seu volume de vendas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.