Chamada de rede social dos estudantes, So.cl permite compartilhar resultados de busca com amigos e fazer videoconferências online

A Microsoft lançou oficialmente hoje sua nova aposta em redes sociais. Trata-se da So.cl (lê-se Social), que é centrada na ferramenta de busca e nas atualizações dos amigos, em um feed de notícias similar ao do Facebook. A rede social, no entanto, ainda está bem beta fechado. Para acessar, é preciso fazer um cadastro por meio do site (é possível usar uma conta no Facebook ou Windows Live) e esperar um e-mail da Microsoft com o link para acesso.

So.cl, a nova rede social da Microsoft
Reprodução
So.cl, a nova rede social da Microsoft

A So.cl permitirá que o usuário siga as atualizações dos amigos, receba convites de outros usuários e veja vídeos a partir da página inicial. A busca da rede social, como previsto, usa os resultados de busca do Bing, ferramenta de busca da Microsoft. Os resultados de busca podem, inclusive, receber comentários dos usuários da rede social, que também podem curti-los e marcá-los.

A rede social também deve ter um recurso chamado "Video Party", uma espécie de chat por vídeo similar ao Hangout, do Google+, mas que permite que o usuário assista a vídeos do YouTube com seus amigos durante conversas. O So.cl é quase que totalmente desenvolvido em HTML5 e funciona com rapidez nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox.

Um dos recursos que faltam na rede social da Microsoft, segundo o The Verge, é um mecanismo para trocar mensagens em privado. Além disso, não há nenhum recurso para segregar os amigos em grupos de amigos e compartilhar conteúdos específicos para cada um deles, como nos círculos do Google+. Ainda não há sinais também de integração com aplicativos para smartphones, como aqueles que usam Windows Phone, Android ou iOS.

A Microsoft ainda não divulgou quando a rede social estará aberta para qualquer pessoa acessar sem a necessidade de aguardar na lista de espera.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.