Empresa lançou extensão para navegadores e aplicativo que mostram miniaturas das páginas buscadas e permite alternar resultados, sem sair da mesma página

O Yahoo acaba de lançar sua mais nova aposta no mercado de buscas. Chamado de Axis, o produto inclui extensões para todos os navegadores (Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari) e um aplicativo gratuito de navegador para iPod Touch, iPhone e iPad (ainda não disponível na App Store brasileira).

LEIA TAMBÉM:
Yahoo fecha acordo para vender participação de volta para Alibaba
Analistas veem crescimento estável para Yahoo após reorganização

O novo software muda a experiência de busca dos usuários na web: em vez de navegar por páginas e páginas de links para resultados, o Axis mostra os resultados em uma barra de miniaturas das páginas encontradas e permite acessá-las sem nunca deixar a página de resultados - ao acessar serviços de busca nos navegadores, o usuário acaba tendo que voltar diversas páginas para encontrar a lista inicial de resultados de busca.

Yahoo Axis na web

No caso dos navegadores, é preciso instalar uma extensão no navegador a partir do site oficial . Depois de instalada, uma pequena caixa de buscas para a aparecer no canto inferior esquerdo do navegador durante todo o tempo de navegação. Ela possui dois botões: favoritos, que permite adicionar qualquer página da web a lista (desde que esteja logado com sua conta do Yahoo no Axis); e página inicial, que leva o usuário para um web app que reúne páginas para ler depois, favoritos e páginas para acessar depois por meio do iPhone ou iPad.

Yahoo Axis cria experiência de navegação e busca integrada entre web e dispositivo móvel
Reprodução
Yahoo Axis cria experiência de navegação e busca integrada entre web e dispositivo móvel
Ao digitar qualquer termo na caixa de busca, a barra de busca do Axis se abrirá automaticamente a partir da base do navegador. Num box à esquerda, a extensão mostra os termos de busca mais populares no momento ou termos de busca sugeridos a partir da palavra digitada pelo internauta. No box ao lado, a tradicional lista de links de resultados, tal como aparece na web. Porém, a maior parte da barra é ocupada por miniaturas das páginas de web relacionadas ao termo de busca.

Cada miniatura mostra a imagem da página de busca, o título do conteúdo da página e o link. Ao clicar em qualquer uma das miniaturas, o usuário é levado para a página. Caso queira acessar outro resultado de busca, basta abrir a barra do Yahoo Axis novamente a partir da base da página: todos os outros resultados continuarão a aparecer na lista de miniaturas. O internauta pode, ainda, rolar a barra de miniaturas horizontalmente para ver todos os resultados mostrados.

Aplicativo do Yahoo Axis para iPhone traz experiência de busca mais visual
Reprodução
Aplicativo do Yahoo Axis para iPhone traz experiência de busca mais visual
Yahoo Axis no iPhone e iPad

O Yahoo Axis permite a mesma experiência da web no smartphone ou tablet. A diferença é que, no caso do aplicativo, ele oferece a experiência completa do navegador, centralizado na experiência de busca. Isso quer dizer que, ao usar o Yahoo Axis no iPhone ou iPad, o internauta estará usando um navegador diferente do Safari, não uma extensão para o navegador, como ocorre na web.

Como o usuário pode fazer login com sua conta Yahoo no Axis, todas as informações sobre histórico de buscas, páginas favoritas e páginas para ler depois ficam na nuvem. Ao acessar a versão do Axis para tablet ou smartphone, o internuta ganha acesso fácil a todas as informações que tinha na web. O mesmo ocorre ao deixar o dispositivo móvel para acessar o conteúdo na web. Ou seja, as duas experiências - web e móvel - são integradas.

O único problema é que o iOS não permite adotar outro aplicativo como navegador padrão para substituir o Safari. Com isso, se o usuário quiser acessar todos os conteúdos por meio do Axis, será preciso copiar links recebidos e abrí-los por meio do navegador do Yahoo. O aplicativo, que é gratuito, ainda não tem versão para o sistema operacional Android, do Google, ou para Windows Phone.

    Leia tudo sobre: aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.