Servidores do malware DNS Changer serão desligados e milhares de internautas podem ser prejudicados

O Google anunciou, por meio de seu blog oficial de segurança, que está avisando internautas que estejam com o computador infectado pelo malware DNS Changer. Esta ameaça está instalada em milhares de computadores em todo o mundo e, a partir de 9 de julho, poderá impedir que essas máquinas se conectem à internet.

O DNS (Domain Name System) é o sistema que "traduz" domínios de sites de internet, como www.ig.com.br,  em uma sequência numérica que os computadores usam para direcionar o tráfego de dados para o local correto. O DNS Changer é um programa malicioso que muda as configurações de DNS, de modo que o computador leve o internauta a acessar sites maliciosos, mesmo que tenha digitado a URL do site corretamente no navegador.

Como os criadores do DNS Changer foram presos e o controle dos servidores que mantém o malware em funcionamento serão desligados em 9 de julho pelo Internet Systems Consortium. Segundo o Google, os computadores que ainda estiverem com o DNS Changer instalado nesta data poderão passar por lentidão ao se conectar à internet e, até mesmo, ficar totalmente sem acesso.

A partir desta semana, quando usuários de computadores infectados acessarem o serviço de busca do Google, uma mensagem de alerta será exibida no topo da página. Nela, o Google avisará o usuário que sua máquina possui o DNS Changer e explicará o que fazer para desinstalar o malware.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.