Novos mapas apresentam modelos 3D feitos a partir de imagens de satélite do Google. Recursos ainda não tem data para estrear

Google mostra mapas em 3D do Google Earth são produzidos a partir de imagens de satélite
Reprodução
Google mostra mapas em 3D do Google Earth são produzidos a partir de imagens de satélite

O Google acaba de anunciar, em um evento realizado em São Francisco (EUA), que o Google Earth oferecerá mapas em 3D e o Google Maps terá navegação offline.

Ainda não há uma data oficial de lançamento dos novos recursos, que estarão disponíveis nas versões web e móvel dos serviços. Os executivos afirmam que o Google ainda está trabalhando na nova tecnologia e ela será lançada "em breve".

Durante a demonstração dos novos recursos 3D do Google Earth, Peter Birch, engenheiro da equipe do Google Earth, afirmou aos jornalistas que a nova tecnologia permite criar modelos 3D realísticos dos mapas graças a um sistema que transforma imagens coletadas por satélite.

No caso do Google Maps, a empresa anunciou que os usuários do aplicativo para o sistema operacional Android poderão baixar partes dos mapas ou mesmo itinerários para navegar offline, ou seja, quando uma conexão de internet não estiver disponível. O recurso é simples: basta selecionar uma parte do mapa com a ponta dos dedos, que ela será baixada automaticamente para o aparelho.

Google reage à Apple

Embora tenha anunciado poucas novidades concretas, o evento realizado pelo Google pode ser uma reação a WWDC, conferência para desenvolvedores da Apple, que será realizada na semana que vem. A expectativa é de que a Apple anuncie um serviço de mapas próprio e abandone o uso do Google Maps como sua fonte principal para o aplicativo de mapas do iPhone e iPad.

Até o momento, a Apple não confirma o lançamento de uma plataforma própria de mapas. Na WWDC, a Apple deve lançar também a nova versão do iOS , sistema operacional para dispositivos móveis.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.