iOS 6 facilita publicação de fotos e links na rede social

Além de novos notebooks , a Apple abriu a conferência WWDC 2012 com novidades para quem tem um iPhone, iPad ou iPod Touch. A nova versão do sistema iOS deixa esses aparelhos mais integrados ao Facebook. 

O iOS 6, que estará disponível para download até setembro, facilita a publicação de fotos, vídeos e outros tipos de conteúdo na rede social. No novo sistema, o usuário pode, por exemplo, publicar uma foto no Facebook diretamente do aplicativo de fotos do iPhone ou iPad. 

Integração com Facebook foi um dos destaques da apresentação da Apple no WWDC 2012
Reuters
Integração com Facebook foi um dos destaques da apresentação da Apple no WWDC 2012

Para integrar a conta de Facebook ao novo sistema, basta cadastrar uma só vez o nome de usuário e senha. A partir daí, o aparelho fica permanentemente integrado ao Facebook e o usuário não precisa digitar nome e senha novamente.

A integração com o Facebook está também na App Store. Com o iOS 6 os usuários poderão ver quais os aplicativos favoritos de seus amigos do Facebook. Datas de aniversário e outros eventos publicados no Facebook passam a aparecer diretamente no aplicativo de calendário dos aparelhos. 

Siri fica mais inteligente

Ainda sem versão em português, o assistente digital Siri, do iPhone 4S ganhou mais recursos. O aplicativo agora tem mais informações sobre restaurantes, cinemas e resultados de jogos. Mas essas novidades valem inicialmente apenas para os Estados Unidos.

O Siri ganhou também versões em mais idiomas, como espanhol e italiano. Mas o português ficou de fora. O assistente agora também pode ser usado para publicar textos no Twitter apenas falando a frase nos idiomas suportados. 

Mapas ganham recurso 3D

A Apple mostrou também um novo aplicativo de mapas, totalmente reformulado. A partir do iOS 6, o aplicativo de mapas não usará mais dados do Google Maps. A empresa TomTom foi escolhida pela Apple como parceira para fornecimento de mapas e dados de localização.

O novo aplicativo de mapas é integrado ao Siri. Assim, o usuário pode fazer perguntas como "Onde posso abastecer o carro?" e ver a resposta diretamente no mapa. O novo aplicativo de mapas também conta com um recurso 3D, chamado de Flyover.

A Apple está mapeando prédios e outras construções das cidades mais importantes do mundo para incluir modelos em 3D no aplicativo. Na apresentação no WWDC, foram demonstradas imagens 3D da Opera House, principal cartão-postal de Sidney (Austrália).

Outras novidades

Ao todo, o iOS 6 traz mais de 200 melhorias, segundo a Apple. Confira algumas delas:

  • -- O iPhone ganhou o recurso de responder chamadas automaticamente com mensagens. O aparelho também pode ser programado para não interromper o usuário com novas chamadas e permite incluir contatos como exceção (ou seja, chamadas desses contatos ativarão o aparelho, enquanto outras serão bloqueadas).
  • -- O aplicativo de e-mail permite configurar uma lista de contatos VIP. E-mails desses contatos serão marcados com uma estrela e podem ser acessados mais facilmente em uma área específica.
  • -- O aplicativo de e-mail também permitirá incluir fotos e vídeos em mensagens com poucos toques na tela.
  • -- O FaceTime, aplicativo de videochamadas da Apple similar ao Skype, passará funcionar também em conexões 3G (atualmente funciona apenas em Wi-Fi). A ativação desse  recurso, porém, depende das operadoras.



    Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.