Com novo recurso criado em HTML5, desenvolvedores não precisam mais usar plug-ins para acessar a câmera dos visitantes do site

O Opera Software publicou nesta quinta-feira (14) uma nova versão de seu tradicional navegador. Um dos destaques do Opera 12 é a integração com a webcam de notebooks e PCs.

Baixe o novo Opera 12 no Superdownloads

O aplicativo PhotoBooth permite que sites acessem a webcam para tirar fotos do rosto do usuário. Já o jogo Facekat, parecido com o clássico Asteroids, permite que o usuário use movimentos da cabeça para controlar uma nave espacial.

 A ideia da Opera Software é que programadores criem novos aplicativos interessantes que usem o recurso de acesso à webcam do navegador. O navegador permite que desenvolvedores acessem a câmera dos internautas sem ter que usar plugins, como o Flash. O recurso foi criado com base na linguagem HTML5.

O Opera 12 oferece também um novo sistema de temas, que facilita a personalização do navegador. A galeria completa de temas pode ser acessada por meio do link  https://addons.opera.com/themes/.

Na parte técnica, o Opera agora separa o processamento dos plug-ins. Assim, se um plug-in falha, apenas ele é fechado. O navegador não trava e as páginas continuam funcionando normalmente. Esse recurso já existe em outros navegadores.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.