Novos produtos serão vendidos por meio de assinatura, mas não serão complementares ao pacote de antivírus completo para Windows 8

Em evento realizado em San Francisco nesta terça-feira (19), a Symantec anunciou três novos aplicativos da linha Norton para o WIndows 8. Os aplicativos foram concebidos para funcionar na nova interface do sistema, a Metro.

O destaque fica por conta do Cloud Scanner, dedicado a monitorar conteúdos armazenados na nuvem. Em sua primeira versão, será possível verificar quais mensagens do feed de notícias no Facebook possuem links confiáveis.

Aplicativos da Norton para interface Metro chegarão ao mercado junto com o Windows 8
Reprodução
Aplicativos da Norton para interface Metro chegarão ao mercado junto com o Windows 8


O aplicativo, com interface simples, mostra em vermelho os resultados que merecem atenção por possivelmente conter links maliciosos. Até o momento, no entanto, a Symantec não tem previsão de quantos serviços baseados em web serão suportados pelo novo aplicativo.

O segundo aplicativo, chamado Studio, permitirá que o usuário gerencie sua conta no antivírus Norton e controle o software remotamente em todos os computadores que usam licenças associadas à mesma conta (desde que estejam conectados a internet).

Por último, a empresa anunciou a versão de seu navegador Norton Private Browser para Windows 8. Atualmente, o produto está disponível apenas para iOS (Apple) e Android (Google). O aplicativo analisa a reputação de cada link digitado pelo usuário antes de se conectar a página, além de analisar arquivos baixados para o computador ou tablet. Ele também permite compartilhar páginas por meio de redes sociais, como Facebook e Twitter.

A Norton não divulgou o preço dos aplicativos, que chegam `loja de aplicativos do Windows junto com o lançamento da versão final do Windows 8. Contudo, segundo executivos da Symantec, quem desejar usar os aplicativos da Norton para o Windows 8 Metro terá que pagar, mesmo que já sejam assinantes do antivírus para a versão clássica do Windows 8.

Antivírus só para versão clássica

A nova versão do antivírus Norton 360 funciona apenas na versão clássica do Windows 8, ou seja, não é possível acessá-la por meio da interface Metro. Apesar disso, o Norton 360 protegerá o sistema enquanto o usuário estiver, por exemplo, navegando na web ou baixando anexos de e-mails por meio dos aplicativos do Windows 8 Metro. A exceção fica com os tablets, que rodarão apenas a interface Metro.

Os usuários da nova versão do antivírus Norton 360, fabricado pela Symantec, receberão atualizações automáticas pelo período de assinatura de um ano. A nova versão, que deve chegar ao mercado junto com o lançamento do Windows 8, também deixará de solicitar que o computador seja reiniciado a cada atualização.

Até agora, ao comprar uma licença do antivírus Norton, o consumidor recebe atualizações de software apenas se autorizar o software a se conectar com os servidores da Norton. Além disso, novos recursos do antivírus somente são liberados para os assinantes durante o lançamento de uma nova versão do software, geralmente após um ano. A partir de agora, o produto deixa de lançar novas versões do pacote para atualizar o software continuamente.

*A jornalista viajou a convite da Symantec

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.