Find Friends Nearby usava sua geolocalização para encontrar outros usuários da rede social ao redor e facilitar contatos

O Facebook anunciou no último final de semana um novo recurso que permite localizar amigos próximos ao usuário, com base em dados de geolocalização. Chamado Find Friend Nearby (encontre amigos próximos, em inglês), o novo recurso funciona integrado à versão móvel do site do Facebook e aos aplicativos para iPhone e Android.

Contudo, o novo recurso foi retirado do ar ainda na tarde de ontem (25). Segundo o Facebook, o recurso estava sendo apenas testado por um grupo de engenheiros e a rede social não o havia lançado oficialmente. Em testes na tarde de ontem, o iG conseguiu acessar o recurso apenas uma vez. Depois deste período, uma página passou a informar que o servidor não é encontrado.

Facebook para iPhone e Android ganha novo recurso de localização de pessoas
Getty Images
Facebook para iPhone e Android ganha novo recurso de localização de pessoas

O novo recurso, de acordo com o site TechCrunch , foi criado por Ryan Patterson, engenheiro do Facebook, durante uma maratona de programação na empresa, mais conhecida como Hackathon. A ideia do produto é aproximar pessoas em conferências e outros eventos de relacionamento, já que o usuário poderá verificar quem são as pessoas que estão em locais próximos.

Como funciona

Para evitar problemas, o novo recurso do Facebook só funciona se os usuários estiverem conectados por meio da página do Find Friend Nearby. Para se conectar o usuário deveria acessar a página do novo recurso durante a conexão ao Facebook por meio do aplicativo ou site móvel.

O novo recurso também ficou disponível ontem por meio do aplicativo do Facebook para iPhone e Android também, por meio da sequência Menu - Aplicativos - Amigos - Outras ferramentas - Find Friends Nearby.

Em poucos segundos, o site mostrava uma lista de usuários do Facebook que estão em locais próximos. Segundo a rede social, apenas aparecem nesta lista os usuários que estiverem conectados a página do Find Friends Nearby ao mesmo tempo no mesmo local - com isso, a rede social evita que as informações dos usuários sejam compartilhadas sem o consentimento.

    Leia tudo sobre: facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.