Nova versão do sistema operacional para smartphones e tablets é mais rápida e ganhou recursos similares ao do Siri, aplicativo de assistente pessoal da Apple

O Google acaba de apresentar, durante sua conferência anual para desenvolvedores, a Google I/O, a mais recente versão de sua plataforma móvel Android. Chamada de 4.1 ou Jelly Bean, a nova versão do sistema ficou mais rápida e ganhou novos recursos ativados por voz, além de uma busca móvel redesenhada para fazer frente ao Siri, aplicativo de assistente pessoal da Apple.

LEIA TAMBÉM:
Google lança Nexus 7, primeiro tablet da marca
Google venderá óculos com Android por R$ 3.100

Nova busca móvel do Google dá respostas prontas, em vez de links para resultados na web
Reprodução
Nova busca móvel do Google dá respostas prontas, em vez de links para resultados na web

A gigante de internet também apresentou um novo tablet com tela de 7 polegadas em parceria com a Asus no mesmo evento, o Nexus 7 . O Google também anunciou o Nexus Q, uma central de entretenimento doméstico que permite transmitir vídeos por streaming a partir do Google Play, além do início das vendas do Google Glasses , óculos futurístico com sistema operacional Android, somente para desenvolvedores.

De acordo com o brasileiro Hugo Barra, diretor de gestão de produtos para o Android, mais de 1 milhão de dispositivos com Android são ativados por dia - isso resulta em cerca de 20 dispositivos ativados por segundo.

Até agora, mais de 400 milhões de smartphones e tablets com Android foram ativados - durante o Google I/O 2011, eram cerca de 100 milhões. "É um fenômeno global. No Brasil e Índia tivemos um crescimento de quase 500% no último ano", disse Barra.

Ainda não há previsão de quando o Google liberará a atualização do Android para a versão 4.1 ou Jelly Bean. Atualmente, a versão mais recente do Android é a 4.0 ou Ice Cream Sandwich.

Uma nova busca móvel

A nova busca do Google ganhou novos recursos, segundo Barra, potencializados pela nova versão da busca do Google , que "entende" o contexto dos termos de busca. Com funcionamento bastante semelhante ao Siri, aplicativo de assistente pessoal da Apple, a nova busca móvel do Google pode ser ativada por voz e, em vez de retornar uma lista de resultados, retorna apenas a resposta que o internauta procura.

No caso de uma pergunta sobre o clima na cidade de São Paulo, por exemplo, a busca mostrará o tempo na cidade agora e a previsão para os próximos dias. Ao buscar o nome da presidenta do Brasil, a busca retornaria "Dilma Rousseff", além de mostrar fotos, ao contrário de mostrar diversas fontes de informação sobre o assunto.

Ainda assim, caso o usuário queira navegar pelos links dos resultados de busca, basta passar os dedos a partir da base da tela em direção ao topo. O sistema mostrará uma página tradicional de resultados de busca. Assim como o Siri, o aplicativo "responde" em voz alta para o usuário.

Outras novidades do Android 4.1

O Android agora carrega páginas de web e exibe animações mais rápido. As telas iniciais do sistema ganharam novos recursos, como a organização automática dos aplicativos em torno dos widgets. O sistema também redimensiona os widgets automaticamente, de acordo com o espaço disponível na tela.

O sistema também tenta adivinhar as palavras que o usuário digitará em uma mensagem de texto ou e-mail. Ao digitar a primeira palavra, o teclado mostra uma lista de possíveis palavras que podem dar sequência à frase. Outro novo recurso permite que o usuário dite a mensagem para o celular escrever, sem que o aparelho esteja conectado a internet. Ele só está disponível em inglês, mas o Google pretende disponibilizar o recurso para outros idiomas em breve.

O aplicativo de câmera do Android 4.1 agora permite rolar as fotos em sequência, inclusive a partir da interface da câmera para fotografar. O recurso é similar ao já existente no Windows Phone, com uma ferramenta a mais: para apagar uma foto, basta arrastá-la em direção ao topo da tela do sistema.

Para compartilhar fotos, os usuários da nova versão terão novos recursos do Google Beam, que permite trocar arquivos por meio da tecnologia Near Field Communications (NFC). A partir de agora, será possível enviar fotos e vídeos ao encostar dois aparelhos com a tecnologia. Além disso, acessórios com Bluetooth serão configurados automaticamente ao aproximá-los do aparelho.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.