Qualcomm e Akamai criarão mecanismos para acelerar o download de páginas em smartphones

Durante a conferência Uplinq 2012, realizada em San Diego (EUA), a Qualcomm anunciou uma parceria com a Akamai. A Akamai atua na área de infraestrutura da internet. Por meio de uma grande rede de servidores, a empresa distribui páginas web e vídeos com mais rapidez e estabilidade.

Aparelhos da linha Lumia devem ser beneficiados por ganho de performance no acesso à web
Getty Images
Aparelhos da linha Lumia devem ser beneficiados por ganho de performance no acesso à web

Na prática, a parceria significa que a navegação na web em celulares equipados com chips Snapdragon deve ficar mais rápida. Com o acordo, a Qualcomm e a Akamai devem criar novos protocolos para o transporte de dados de páginas web. As empresas não divulgaram informações precisas sobre o ganho de desempenho possibilitado pela parceria.

Segundo as empresas, a navegação mais rápida no Snapdragon deve chegar ainda este ano. Entre os aparelhos com Snapdragon atualmente no mercado estão LG Optimus Me, Optimus L7, Sony Ericsson Xperia X8 e X10, Xperia Play e os aparelhos da linha Nokia Lumia.

Com uma rede de mais de 100 mil servidores, a Akamai é responsável por distribuir o conteúdo de grandes empresas e governos. O conteúdo publicado pelos clientes da empresa é copiado para a rede de servidores da Akamai para garantir que ele seja transportado rapidamente e sem falhas até os computadores e celulares dos internautas.

*O jornalista viajou a convite da Qualcomm.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.