Para JohnHering, desenvolvedores devem ser absolutamente transparentes ao informar ousuário sobre coleta de dados

Respeitar a privacidade do usuário e ser transparente ao lidar com seus dados. Esses foram dois dos conselhos de John Hering, cofundador e CEO da empresa de segurança Lookout, aos desenvolvedores de aplicativos. Fundada em 2007, a Lookout tem aplicativos de segurança e gerenciamento de dados para iPhone e Android, mais de 20 milhões de usuários e cerca de 100 funcionários.

LEIA TAMBÉM:
Marco Civil pode garantir neutralidade da web no Brasil
Como controlar sua privacidade no Facebook

Hering: cautela no uso de código de terceiros
ig
Hering: cautela no uso de código de terceiros

“Quando você cria um aplicativo, você é o responsável por tudo o que ele faz, inclusive em relação à coleta de dados do usuário. Portanto, se você usa código de terceiros em seu aplicativo, certifique-se de saber exatamente o que esse código faz”, disse Hering em palestra no Uplinq 2012, conferência para desenvolvedores da Qualcomm realizada em San Diego (EUA).

Hering se referia a ferramentas de programação oferecidas principalmente por redes de publicidade. Elas são usadas por desenvolvedores que querem incluir anúncios em seus aplicativos para ter algum lucro.

O perigo, porém, está na falta de cuidado de algumas dessas redes de publicidade. “Algumas das redes não protegem os dados do usuário com criptografia, outras coletam mais dados do que dizem coletar. Mas, no fim das contas, a responsabilidade por tudo o que o aplicativo faz é do desenvolvedor”, disse Hering.

O executivo disse ainda que, ao desenvolver o aplicativo, a ordem de prioridades deve ser usuário, design e tecnologia. “Todo o projeto deve começar com o objetivo de resolver um problema do usuário. Isso deve ser feito de maneira elegante e intuitiva. É aí que entra o design. Apenas depois disso é que o foco deve ser na tecnologia que será empregada para resolver o problema”, disse.

*O jornalista viajou a convite da Qualcomm.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.