Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Nova versão do Office para Windows 8 aposta em recursos para tablets

Suíte de aplicativos que inclui Word, Excel e PowerPoint também ficou mais social, com integração ao Skype e SkyDrive

iG São Paulo | - Atualizada às

A Microsoft apresentou hoje (16), em evento em San Francisco (EUA), a nova versão do Office, suíte de aplicativos que inclui o Word, Excel e PowerPoint. A nova versão, que pode ser testada a partir de agora, foi totalmente remodelada para permitir o uso em telas sensíveis ao toque de tablets. O produto chegará ao mercado em outubro, junto com o lançamento do Windows 8.

Para testar o novo Office basta acessar o site oficial do produto. É preciso ter um computador com Windows 7 ou a versão de testes do Windows 8 instalada no PC para testar a prévia do Office 2013.

Além de fazer parte do grande investimento da Microsoft para conquistar os consumidores de tablets, o Office 2013 também marca uma mudança no modelo de venda de software da Microsoft para consumidores domésticos. A partir desta versão, a empresa venderá o Office como serviço, ou seja, os consumidores poderão pagar uma mensalidade para usar o aplicativo.

Por enquanto, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, garante que a licença do produto também será vendida, mas ele acredita que, em longo prazo, os consumidores devem optar pelo pagamento mensal. A empresa ainda não divulgou o preço da licença e da mensalidade do Office 2013.

Com a integração do Skype e do SkyDrive, o Office também se tornou mais social. Os aplicativos salvarão uma cópia do documento automaticamente no SkyDrive do usuário, de modo que ele possa acessar o documento e continuar a edição de onde parou em qualquer outro dispositivo. Ao salvar o arquivo, há uma nova opção de compartilhamento em todos os programas, por onde é possível publicar o documento em blogs, no Facebook e em outras redes sociais.

Word

O editor de textos da Microsoft ganhou interface mais limpa e tem o mesmo visual quando usado no Windows RT (para tablets com chip ARM) como na versão desktop do Windows 8. Ele permite navegar entre os documentos com os dedos e, ao iniciar o aplicativo, o usuário pode fazer login para sincronizar os arquivos com a nuvem, de modo a usar sempre a versão mais atualizada.

O produto também ganhou um modo de leitura para facilitar a leitura de documentos no Office. Quando ativado, o Word 2013 esconde as barras de ferramenta, aumenta o tamanho da fonte do texto e reorganiza as páginas como em um livro. Ao usar o aplicativo para leitura no tablet, é possível folhear as páginas fazendo o movimento de swipe com os dedos, de maneira similar aos aplicativos de leitura de e-books adotados em tablets.

Segundo a Microsoft, o modo leitura do Word se comportará de maneira diferente dependendo do dispositivo. A experiência em smartphones com a próxima versão do Windows Phone, por exemplo, levará em conta o tamanho da tela do aparelho.

Divulgação
Power Point ganhou modo apresentação, para facilitar gestão dos slides

PowerPoint

O editor de slides do Office 2013 também foi otimizado para uso em telas sensíveis ao toque. Assim como os outros programas, para acessar os itens dos menus, o usuário deverá tocar sobre o menu correspondente na barra de tarefas e, depois, selecionar a opção correspondente.

O PowerPoint também permite editar efeitos da apresentação usando a ponta dos dedos e alternar os slides tanto por meio de um toque sobre a miniatura, como por meio de swipe.

Para auxiliar o usuário em apresentações, agora é possível acionar uma opção que transforma a tela do tablet em uma interface de controle. Ele mostra uma miniatura da apresentação, onde o usuário pode usar uma caneta stylus para desenhar ou anotar, além de uma prévia do próximo slide e também as anotações pessoais do apresentador. Um relógio e uma ferramenta para dar zoom no slide complementam a experiência.

Caso o documento seja acessado depois em outro dispositivo, o aplicativo mostrará um lembrete que levará o usuário diretamente para a última página ou slide editada.

Divulgação
Excel tenta "prever" quais dados o usuário digitará em uma tabela

Excel

O Excel ganhou novos recursos para tentar advinhar o raciocínio do usuário. Ao inserir uma nova coluna em uma planilha e digitar uma informação na primeira linha proveniente de outra célula, o aplicativo tentará encontrar um padrão e preencher todas as células seguintes sozinho.

O Excel 2013 também ganhou uma nova ferramenta de análise rápida, que ajuda o usuário a organizar os dados da planilha em gráficos ou tabelas. Segundo a Microsoft, o software sugerirá o melhor tipo de gráfico ou tabela de acordo com os dados da planilha.

Outlook

No caso do cliente de e-mails da Microsoft, o Outlook, a interface também foi otimizada para telas sensíveis ao toque e o aplicativo ficou bem parecido com a versão móvel do Gmail para tablets ou mesmo do cliente de e-mails do iPad. Por meio da página inicial será possível acessar as pastas, que se transformaram em ícones maiores na lateral esquerda. Na base do sistema, o usuário poderá alternar entre a caixa de e-mails, calendário e lista de tarefas.

Uma grande novidade do Outlook é a integração com o Skype. Em máquinas onde o software do Skype estiver instalado, o Outlook 2013 permitirá que as pessoas iniciem uma chamada em vídeo com outros usuários. Nas propriedades do contato, o internauta poderá ver o status de seus colegas de trabalho no Skype, o que deve facilitar a comunicação. O Bing Mapas também ganhou integração com o Outlook, para visualizar endereços dos contatos.

Assinaturas

Os consumidores que desejarem comprar o Office 13 a partir do lançamento, em outubro, encontrarão uma licença nas lojas, mas terão também a opção de pagar uma mensalidade para ter acesso ao pacote de software por meio do Office 365.

Nessa modalidade, o usuário terá acesso a suíte de aplicativos por meio de até cinco computadores e terá direito a 20 GB de espaço em nuvem no SkyDrive por mês, 60 minutos para falar no Skype, além de atualizações de software gratuitas para novas versões do Office.

Leia tudo sobre: officewindows 8

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG