Número é pequeno, se comparado com a Apple, que vendeu mais de 35 milhões de iPhones no segundo trimestre de 2012

Durante a divulgação do balanço do segundo trimestre de 2012, a Nokia anunciou que vendeu 4 milhões de smartphones da linha Lumia, com sistema operacional Windows Phone, no período. O número é pequeno se comparado com os número da Apple, que vendeu 35,1 milhões de iPhones no segundo trimestre do ano fiscal de 2012.

LEIA TAMBÉM:
Novo Windows Phone terá mapas da Nokia e maior integração com Skype

Linha Lumia vende pouco nos EUA, um dos principais mercados para smartphones no mundo
Getty Images
Linha Lumia vende pouco nos EUA, um dos principais mercados para smartphones no mundo

Os números mostram uma recuperação ainda tímida da Nokia, mas a empresa já apresentou prejuízo menor que o esperado pelos analistas. Contudo, em mercados mais maduros de smartphones, a empresa ainda vende poucos smartphones: os números mostram que, nos Estados Unidos, a Nokia vendeu apenas 600 mil unidades de aparelhos da linha Lumia.

As vendas totais divulgadas pela Nokia incluem a soma da venda dos modelos Lumia 610, Lumia 700, Lumia 800 e Lumia 900. No caso da Apple, os números incluem as vendas de unidades do iPhone 3GS (ainda disponível em alguns mercados, como o Brasil), iPhone 4 e a versão mais recente do aparelho, o iPhone 4S.

No total, incluindo os smartphones com Symbian e MeeGo, a Nokia vendeu 10,2 milhões de smartphones, o que representa queda de 14% em relação ao segundo trimestre de 2011. Em relação aos feature phones, celulares que permitem instalar alguns aplicativos básicos e navegar na web, as vendas da empresa aumentaram 4% em relação ao ano passado, chegando a 73 milhões de unidades.

Lumia sem Windows Phone 8

Um dos problemas que atrapalham as vendas dos smartphones Lumia é a falta da atualização para a nova versão do Windows Phone, já anunciada pela Microsoft e chamada de Windows Phone 8 . Segundo a Microsoft, o sistema chegará ao mercado em outubro, mas não rodará nos atuais aparelhos com Windows Phone 7 e 7.5, por conta de deficiências de hardware.

A Microsoft liberará uma outra versão do Windows Phone (7.8) para atualizar os smartphones atualmente no mercado com a nova versão da tela inicial do sistema.

A Nokia, contudo, reafirmou durante a apresentação dos resultados que atualizará, de tempos em tempos, os aparelhos Lumia já lançados com novos recursos. "Nós planejamos oferecer atualizações aos atuais Lumias ao longo do tempo, bem além do lançamento do Windows Phone 8", disse Stephen Elop, CEO da Nokia, durante a conferência de resultados.

Novidade em setembro

De acordo com o site Cnet, fotos do lado de fora da loja da Nokia em Helsinki (Finlândia), cidade-sede da empresa, prometem que a Nokia lançará "algo maravilhoso" em 7 de setembro. O anúncio sugere que a própria loja será reaberta nesta data. A data é próxima ao Nokia World, evento da empresa que será realizado em Helsinki nos dias 5 e 6 de setembro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.