Busca do Google relembra 139º aniversário do nascimento do aviador, considerado o primeiro a pilotar uma aeronave mais pesada que o ar

Internautas que acessam a busca do Google desde o início da manhã desta sexta-feira (20) encontraram um novo doodle, logotipo especial criado pelo Google, que homenageia o brasileiro Alberto Santos Dumont, considerado o pai da aviação. A homenagem relembra os 139 anos desde o nascimento do aviador.

LEIA TAMBÉM:
Saiba como são criados os doodles do Google

Doodle do Google mostra ilustração de Santos Dumont e do 14 Bis, primeiro avião a voar no mundo
Reprodução
Doodle do Google mostra ilustração de Santos Dumont e do 14 Bis, primeiro avião a voar no mundo

Nascido em 20 de julho de 1873 em Palmira, em Minas Gerais, e depois de passar uma temporada em Paris, ele criou o primeiro balão, o Santos Dumont nº 01. No primeiro voo em 1898, ele conseguiu voar e voltar ao mesmo lugar usando um aerostato. Em 1906, ele fez sua primeira experiência com o 14 Bis, o primeiro avião a voar no mundo.

Sua obra-prima, o Demoiselle, só começou a ser construído pelo aviador em 1907. Ele criou diversas versões do projeto e chegou a voar nos arredores de Paris. A última versão do projeto capotou em novembro de 1909, quando deixou de voar. Santos Dumont não patenteou esta invenção o que permitiu que inventores de outros países construíssem modelos similares.

Com o uso dos aviões durante a Primeira Guerra Mundial, Santos Dumont entrou em depressão por ver sua invenção usada para este fim. Já de volta a São Paulo, em 1932, ele presenciou bombardeios com aviões na Revolução Constitucionalista, contra o governo de Getúlio Vargas, em julho de 1932. Em uma crise, ele se trancou em um banheiro em sua casa no Guarujá, litoral de São Paulo, e se enforcou com uma gravata.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.