Novo sistema operacional da Mozilla deve chegar a aparelhos da Alcatel e ZTE até o início de 2013

A Fundação Mozilla, fabricante do navegador Firefox, liberou hoje uma ferramenta que permite que desenvolvedores começem a testar o sistema operacional Firefox OS, criado para rodar em smartphones. A empresa criou um repositório na web com o emulador e diversos arquivos de código do Firefox OS para experimentar. Com isso, os desenvolvedores já podem começar a testar alguns aplicativos no sistema.

Firefox OS quer explorar recursos do HTML5
Reprodução
Firefox OS quer explorar recursos do HTML5

A iniciativa trata-se de uma amostra do novo sistema para os desenvolvedores, já que ele ainda está em desenvolvimento. O sistema conta com o apoio de diversas empresas, como Qualcomm, Telefônica e das fabricantes Alcatel e ZTE, que devem fabricar os primeiros smartphones com o sistema, já no início de 2013.

O Firefox OS é um sistema baseado em Linux projetado para explorar ao máximo os recursos da tecnologia HTML5. Como outros projetos da Mozilla, o Firefox OS funcionará em regime de código aberto. O projeto começou a ser desenvolvido em 2011.

A ideia é permitir que os aplicativos HTML5 tenham acesso a todos os recursos do sistema e do aparelho. Em plataformas como iOS e Android, apenas aplicativos nativos podem acessar todos os recursos dos celulares.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.