Nova versão do smartphone da Apple também deve suportar redes 4G dos EUA e chips de operadoras do tipo nano-SIM

A Apple deve lançar o iPhone 5, nova versão do smartphone, em setembro com um novo conector para energia e transferência de dados, menor que o atual, com 19 pinos. De acordo com fontes do jornal britânico The Guardian , o novo conector aposentará o atual, de 30 pinos, adotado pela Apple ao desenvolver a terceira geração do iPod, lançado em 2003.

Nova versão do iPhone chegará cerca de um ano após o lançamento do iPhone 4S
Getty Images
Nova versão do iPhone chegará cerca de um ano após o lançamento do iPhone 4S

O novo smartphone também será compatível com redes de quarta geração da telefonia celular. Segundo as fontes, porém, a nova versão do produto só funcionará nas frequências de redes 4G adotadas nos Estados Unidos. Como as redes 4G da Europa e outras regiões utilizam diferentes frequências para operar o 4G, o iPhone 5 não seria compatível com as redes nestes países.

A Apple também deverá ser a primeira fabricante a utilizar um novo tipo de chip para celular, chamado nano-SIM. Apesar da proximidade do lançamento do produto, no entanto, o padrão de nano-SIM ainda está sendo definido em conjunto pela Apple, Nokia e Research in Motion (RIM), fabricante dos smartphones BlackBerry.

O novo chip é 40% menor que o micro-SIM atualmente usado em alguns modelos de smartphone,  como iPhone 4S, Galaxy S III e aparelhos da linha Lumia.

No ano passado, Tim Cook apresentou o iPhone 4S em 4 de outubro e o smartphone chegou às lojas em 14 de outubro. Segundo o jornal, fontes afirmam que o novo iPhone poderia chegar às lojas em 21 de setembro. Pela lógica de datas do lançamento do ano passado, o evento de lançamento do novo iPhone poderia ocorrer em 11 de setembro.

Acessórios incompatíveis

Ao trocar o conector de 30 pinos por um menos, a Apple causará problemas aos fabricantes de acessórios para iPod Touch, iPhone e iPad, que terão que redesenhar seus produtos para o novo padrão. Além disso, usuários que já possuem adaptadores e outros acessórios, como docks, terão que substituir o conector ou comprar um adaptador.

De acordo com o The Guardian, os fabricantes de acessórios estão aguardando a Apple divulgar novos detalhes da configuração do novo conector para iniciarem a fabricação de novos produtos para iPhone. A Apple não comenta os rumores sobre novas funcionalidades do iPhone, nem sobre possíveis datas de lançamento.

Novo iPod Touch pode ser maior

O novo iPod Touch, que pode chegar junto com o iPhone 5, pode ter o mesmo tamanho do novo smartphone da Apple. De acordo com o site Cnet , a quinta geração do iPod Touch pode ter uma tela de LCD de 4 polegadas. O novo dispositivo poderá, também, receber o novo processador da Apple, o A5, encontrado no iPhone 4S. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.