Disponível no Google Play, Simet permite testar o desempenho de redes Wi-Fi e 3G por meio do smartphone

Os usuários de Android já podem baixar o aplicativo Simet (Sistema de medição de Tráfego de Internet) para avaliar a qualidade de conexões de internet Wi-Fi e também 3G por meio do smartphone. O aplicativo é gratuito e está disponível a partir de hoje (25) no Google Play, loja de aplicativos para dispositivos com Android.

O Android é o segundo sistema operacional para smartphones a receber um aplicativo do Simet. Há cerca de dois meses, o Simet ganhou sua primeira versão móvel, para o sistema operacional iOS, usado no iPhone e iPad. O serviço também pode ser acessado por meio da web .

"Assim como já acontece com o Simet para desktops e notebooks, a aplicação também permite registrar um histórico de todos os testes e o índice de qualidade de conexão no local onde foi realizado o teste", diz Fabricio Tamusiunas, gerente de projetos do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

O aplicativo permite, ainda, que os internautas compartilhem seus resultados com os amigos por meio do Facebook e Twitter. Com base nos testes, segundo o NIC.br, os usuários poderão ter mais elementos para decidir qual operadora escolher.

"Já temos milhares de pessoas usando o Simet no iPhone e cerca de 240 mil testes via web por mês", diz Tamusiunas. A versão do aplicativo Simet para Android foi lançada hoje durante o Fórum Internacional do Software Livre, realizado em Porto Alegre (Rio Grande do Sul).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.