Aplicativo Instaquotes continha worm para infectar Windows ao conectar iPhone e iPad ao computador para sincronizar arquivos com iTunes

Um worm, vírus que se replica automaticamente, para Windows foi encontrado em um aplicativo para iPhone chamado Instaquotes. O aplicativo estava disponível para download gratuito por meio da App Store, mas não funcionava no iOS, nem no MacOS X. Ele só era executado quando o usuário conecta seu iPhone ou iPad no computador com Windows, para sincronizar os arquivos por meio do iTunes.

LEIA TAMBÉM:
Android representa 90% dos vírus para dispositivos móveis
10 dicas para usar o smartphone com segurança

De acordo com o site Cnet , que confirmou a existência do vírus no Instaquote com o auxílio do antivírus iAntivirus, da Symantec, a Apple já retirou o aplicativo da loja. Ao conectar um dispositivo com o aplicativo infectado no computador, o vírus se mantinha escondido até que a máquina fosse reiniciada para que, então, o arquivo fosse executado pelo sistema.

O worm encontrado, segundo o site, foi descoberto pela primeira vez em 2009, mas nunca havia sido encontrado em aplicativos para dispositivos móveis. Como já é conhecido dos programas de antivírus, se o usuário tiver um programa de segurança instalado no PC, o worm deve ser detectado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.