Moradores da capital do Acre serão os primeiros a assistirem a programação digital no Estado a partir de amanhã (26)

Os moradores de Rio Branco, capital do Acre, que tiverem televisores compatíveis com o sinal de TV digital poderão assistir programas com imagens em alta resolução a partir de amanhã (26). A TV Acre, que é afiliada da TV Globo, será a primeira emissora a distribuir o sinal digital na cidade. Com o início das transmissões, a TV digital alcançará todas as capitais de Estados do País.

Aplicativos, como da TV Brasil, permitem acessar conteúdo interativo por meio da TV digital
Divulgação
Aplicativos, como da TV Brasil, permitem acessar conteúdo interativo por meio da TV digital

LEIA TAMBÉM:
Lojas de aplicativos podem dar novo fôlego ao Ginga

De acordo com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), além do Acre, os últimos Estados a receberem o sinal digital foram Roraima e Amapá, onde a transmissão do sinal digital começou em 1º de junho e 26 de abril, respectivamente. Nesses locais, porém, somente a capital é atendida com o sinal digital, com exceção de Amapá a cidade de Santana também é atendida.

Para receber o sinal digital gratuito nas cidades já atendidas pela TV digital, basta ter um televisor com conversor embutido ou adquirir um conversor externo (set-top boxes), que deve ser conectado à TV. Os donos de dispositivos móveis, como celulares, mini-TVs e aparelhos de GPS automotivos que possuam o selo DTV também poderão captar o sinal digital.

A projeto de migração do modelo de transmissão de TV análogica para TV digital começou em 2005, quando o governo brasileiro optou pela adoção do padrão nipo-brasileiro de TV digital no País. A transmissão do sinal digital se popularizou a partir de 2010, quando os fabricantes foram obrigados a incluir o conversor digital integrado em todos os modelos de TVs com tela de 42 polegadas ou mais produzidas no Brasil. A migração do modelo analógico de transmissão para o digital deve ocorrer em 2016, quando o sistema antigo será desligado.

Interatividade

Em TVs que possuem o sistema Ginga , que permite a interatividade na TV digital, os espectadores podem, além de assistir à programação com imagens em alta definição, acessar conteúdos multimídia por meio do canal da emissora, como notícias, fotos e responder a enquetes propostas pela emissora e até instalar aplicativos na TV.

Até o momento, somente a Sony oferece todas as TVs da linha já com o sistema Ginga. A maior parte das TVs de outras fabricantes também terá o sistema até o final de 2013, devido a uma exigência estabelecida pelo governo em portaria interministerial publicada em fevereiro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.