Usuários poderão fazer download de todas as mensagens publicadas desde a criação do perfil no microblog

Dick Costolo, do Twitter: ferramenta permitirá baixar história do usuário no microblog
Getty Images
Dick Costolo, do Twitter: ferramenta permitirá baixar história do usuário no microblog

O Twitter poderá ter, em breve, um novo recurso para baixar um arquivo com todas as mensagens já publicadas pelo usuário, de acordo com Dick Costolo, cofundador e CEO da empresa.

"Estamos trabalhando em uma ferramenta que permitirá exportar todos os tweets. Você será capaz de fazer download de um arquivo com todas as mensagens", disse Costolo, ao jornal The New York Times .

Outras redes sociais, como o Facebook, já permitem que o usuário faça download de um arquivo com todas as informações publicadas em seu perfil. No caso do Twitter, algumas ferramentas de desenvolvedores independentes, permitem navegar entre mensagens muito antigas, como o Oldtweets . No site, é possível digitar um termo de busca e especificar o ano, para buscar as mensagens.

Apesar de colocar alguns engenheiros para desenvolver o novo recurso, Costolo afirma que o Twitter não está desenvolvendo uma ferramenta de busca para mensagens antigas, porque isso demandaria o desenvolvimento de uma nova busca para o microblog. Apesar disso, segundo ele, os usuários poderão em breve acessar toda a sua história em tweets.