Usuários do serviço ganham página para acompanhar histórico de acesso à conta e também poderão optar por autenticação em dois passos para acessar o site

Após relatos de usuários do Dropbox que receberam mensagens de spam a partir de e-mails oficiais do serviço, a equipe do site confirmou que dados de usuários foram acessados indevidamente. Após o roubo da senha de um funcionário do Dropbox, um invasor acessou uma lista de e-mails de usuários ativos do serviço. Além disso, invasores utilizaram nomes de usuário e senhas roubadas em invasões a outros sites para acessar o Dropbox.

LEIA TAMBÉM:
Conheça três aplicativos para gerenciar senhas

"Nós pedimos desculpas por conta disso e estamos colocando novos controles para evitar que isto aconteça novamente", disse Aditya Agarwal, vice-presidente de engenharia do Dropbox. Uma das medidas de segurança, segundo o executivo, será a autenticação em dois passos. Funciona assim: o usuário continuará a utilizar sua senha de acesso, mas poderá também solicitar um código temporário, enviado por mensagem de texto (SMS) para o celular.

Nova página do Facebook mostra histórico de acesso ao site
Reprodução
Nova página do Facebook mostra histórico de acesso ao site

O usuário digitará os dois códigos para obter acesso ao site, o que aumenta a segurança, já que um suposto invasor só terá a senha, o que impossibilitará o acesso indevido. Além do novo sistema de segurança, os usuários do Dropbox poderão acessar em uma nova página o histórico de acessos à conta. Nesta página, o usuário também poderá configurar o serviço para enviar um e-mail quando um novo computador acessar a conta.

Por meio da mensagem no blog oficial, Agarwal também recomendou que os usuários adotem uma única senha para cada site que acessam para que, após uma invasão, o cibercriminoso não tenha acesso a todas as contas do usuário na web. Atualmente, existem alguns aplicativos que permitem que o usuário salve senhas de vários serviços , para que o usuário não precise memorizá-las, de maneira segura.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.