Assistente pessoal virtual pode se comunicar com outros aplicativos e executar tarefas, como pagar contas e reservar passagens aéreas

A Nuance, empresa que desenvolveu a tecnologia de reconhecimento de voz do Siri , o aplicativo de assistente pessoal do iPhone 4S, planeja lançar um novo aplicativo que auxiliar os usuários a cumprir tarefas que dependam de outros aplicativos instalados no smartphone. Chamado Nina, o aplicativo funciona de maneira similar o Siri e permite pagar contas, reservar passagens aéreas e chamar táxis.

De acordo com o site The Verge , a tecnologia do Nina depende que os desenvolvedores de aplicativos desses serviços incluam a interface de programação de aplicativos (API) da Nuance. Para usar o aplicativo, o usuário precisa dizer uma senha biométria por voz (é preciso dizer "Minha voz é a minha senha"). Depois, basta dizer as operações que o aplicativo deve realizar. O aplicativo também pode lembrar o usuário de compromissos.

Apesar de usarem a mesma tecnologia de reconhecimento de voz, a Nuance afirma que o Nina não é concorrente do Siri. Além disso, a empresa afirma que acredita que a Apple não deve incluir recursos de pagamentos e transações entre aplicativos no Siri. Por enquanto, a Nuance oferece o novo aplicativo apenas para clientes corporativos, mas pode lançar uma versão aberta para usuários comuns em breve.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.