De acordo com a consultoria, Chrome teria desbancado Internet Explorer durante o período de um mês pela primeira vez; dados da NetApplications mostram Chrome em terceiro

O Google Chrome pode ter ampliado sua liderança no mercado mundial de navegadores de internet no mês de julho, de acordo com dados da consultoria StatCounter. O browser do Google, segundo a consultoria, foi o sistema preferido por 33,81% dos usuários no período, contra uma fatia de 32,04% do Internet Explorer, da Microsoft.

Source: StatCounter Global Stats - Browser Market Share

Depois de superar o Internet Explorer em períodos pontuais, em maio, o Chrome desbancou pela primeira vez o concorrente durante o período de um mês. Na época, os dados de monitoramento da StatCounter apontaram que o sistema do Google registrou uma participação de 32,4%, contra 32,1% do rival.

O ranking de julho divulgado pela consultoria aponta ainda o Firefox com uma participação de 25,6%, seguido pelo Safari, da Apple, com 7,12%. No Brasil, a distância entre o Google Chrome e o Internet Explorer foi ainda maior no mês passado.

O navegador do Google alcançou uma participação de 51,87%, enquanto o browser da Microsoft atingiu 24,5%. Em maio, os dois sistemas registraram participações de 48,4% e 26,7%, respectivamente. O Chrome ultrapassou o Internet Explorer no mercado brasileiro em 2011, quando encerrou o ano com um índice de uso de 41,31%, contra 33,34% do rival.

Chrome pode estar em terceiro

Dados da consultoria NetApplications, que usa uma metodologia diferente da StatCounter, mostram o navegador Google Chrome apenas em terceiro lugar, com 19% dos usuários. O Internet Explorer ainda aparece em primeiro lugar no ranking, com 54% dos usuários, enquanto o Mozilla Firefox fica em segundo, com 20% dos internautas.

*Com informações do Valor Online.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.