Por outro lado, Nokia e fabricante do BlackBerry enfrentam resultados ruins em vendas de aparelhos, na comparação com o segundo trimestre de 2011

O iPhone, smartphone da Apple, em conjunto com os smartphones com o sistema operacional Android, do Google, já representam 85% do total de aparelhos vendidos em todo o mundo. Os números, divulgados hoje (8) pela consultoria IDC, são relativos ao segundo trimestre de 2012.

Smartphones com Android são os mais populares em todo mundo, diz IDC
Getty Images
Smartphones com Android são os mais populares em todo mundo, diz IDC

Os smartphones com o sistema operacional Android são os mais populares, com 68,1% de participação de mercado, o que representa 104,8 milhões de aparelhos vendidos - um crescimento de 46,9% em relação ao mesmo período de 2011.

A plataforma da Apple é a segunda mais popular, com 16,9% do mercado ou 40 milhões de dispositivos vendidos no segundo trimestre. A Apple aumentou suas vendas de iPhones em 27,5%. Entre os motivos para a velocidade da venda de iPhones diminuir estão os rumores do lançamento do iPhone 5 em 12 de setembro .

A Samsung, maior fabricante de smartphones com Android, aumentou as vendas de aparelhos em 44% em relação ao segundo trimestre de 2011. O forte resultado ocorreu graças às vendas do smartphone Galaxy S III , mais avançado smartphone da Samsung. A empresa vendeu mais de 10 milhões de unidades do aparelho em apenas dois meses.

A venda de aparelhos com Symbian, da Nokia, caíram 62,9% na comparação ano a ano. A empresa, no entanto, têm ajudado a popularizar o sistema Windows Phone, da Microsoft, em smartphones. De acordo com a IDC, o Windows Phone tem 3,5% do mercado e, durante o segundo trimestre de 2011, o sistema estava em 5,4 milhões de smartphones vendidos.

A Research in Motion (RIM), fabricante dos smartphones BlackBerry, também registrou a menor participação de mercado desde 2009: no segundo trimestre do ano passado, a empresa tinha 11,9% e, agora, tem 4,8%.