Tamanho do texto

Analista da consultoria Jefferies afirma que empresa está procurando um parceiro para sua nova estratégia e pretende retomar negociações com a Samsung

A Research in Motion (RIM), fabricante dos smartphones BlackBerry, pode ter voltado a conversar com a Samsung sobre o licenciamento do sistema operacional BlackBerry 10 . De acordo com o blog All Things Digital, vinculado ao jornal The Wall Street Journal, o analista Peter Misek, da consultoria Jefferies, divulgou uma nota em que afirma que a Samsung é a mais provável parceira para a nova estratégia da RIM.

LEIA TAMBÉM:
Para sair da crise, RIM pode licenciar sistema operacional
Samsung nega interesse em compra da RIM
Novo sistema para BlackBerry é aposta da RIM para sair da crise

"Com base nos comentários recentes na imprensa, parece que a RIM está entendendo o que Wall Street está falando já há algum tempo: ela é uma fabricante de subescala e precisa desesperadamente de um parceiro", escreveu Misek, em uma nota para seus clientes. "Nós acreditamos que a RIM está tentando reiniciar a negociação com a Samsung para chegar a um acordo de licenciamento do BB10."

Na semana passada, Thorsten Heins, CEO da RIM, disse ao jornal The Telegraph que a empresa estuda licenciar a nova versão de sua plataforma para outros fabricantes. Caso a empresa opte por esta opção, o sistema BlackBerryOS deixaria de ser exclusivo dos aparelhos BlackBerry fabricados pela empresa atualmente.

"Nós não temos a economia de escala para competir contra esses caras que lançam 60 modelos diferentes de celulares todo ano. Nós temos que nos diferenciar e ter uma plataforma focada. Para entregar o BB 10, nós talvez precisemos licenciar a plataforma para alguém que possa fazer isso com uma proposta de preço do que nós conseguimos. Estamos investigando diferentes opções para fazer isso", disse Heins, ao jornal.