E-mail enviado em nome da agência promove suposto aplicativo criado para auxiliar na inclusão do nono dígito em números de celular com prefixo 11

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que um e-mail que circula na internet promovendo um suposto novo aplicativo para incluir o nono dígito nos números de celulares de aparelhos em funcionamento em São Paulo é falso. O e-mail está sendo enviado para internautas desde a manhã de ontem (20).

LEIA TAMBÉM:
Veja aplicativos grátis e pagos para incluir o dígito 9 nos contatos do celular

Anatel alerta para e-mail falso que promove aplicativo para nono dígito
Reprodução
Anatel alerta para e-mail falso que promove aplicativo para nono dígito

O e-mail sugere que o usuário pressione um botão na própria mensagem, que supostamente levaria ao download do aplicativo. Contudo, ao pressionar o botão, o internauta é direcionado a um site desconhecido, onde baixa um arquivo executável infectado por malware.

A Anatel informou, por e-mail, que a mensagem é falsa e, por isso, alerta os usuários para não clicarem em nenhum link informado no e-mail, além de ficar atentos para não baixar o arquivo executável.

A agência também recomenda que os usuários que acessaram o e-mail excluam a mensagem imediatamente após o recebimento.

Nono dígito começou em julho

Todas as linhas de celular da Grande São Paulo (prefixo 11) ganharam mais um dígito em 29 de julho. O número 9 foi incluído como primeiro número das linhas, a fim de abrir espaço para a criação de novos números de celular.

A medida afeta não somente quem está em São Paulo e teve seu número alterado. Qualquer pessoa que tenha um contato com o prefixo 11 terá que alterar o número.

    Leia tudo sobre: aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.