Alto crescimento, no entanto, acontece sobre base pequena de aparelhos e não ameaça domínio do iPhone e smartphones com Android, que têm 85% do mercado

A base instalada de smartphones com o sistema operacional Windows Phone, da Microsoft, pode ter crescido 312% em seis meses, de acordo com informações do  blog All Things Digital , vinculado ao jornal The Wall Street Journal. Dados da consultoria Localytics, obtidos pelo site, mostram que só nos Estados Unidos, o número de aparelhos com o sistema da Microsoft aumentou 273% no período.

Lumia 900 é o smartphone mais avançado com Windows Phone da Nokia até o momento
Getty Images
Lumia 900 é o smartphone mais avançado com Windows Phone da Nokia até o momento

O crescimento, no entanto, ainda representa uma quantidade pequena de aparelhos, se comparado com o volume de vendas de iPhones e aparelhos com Android vendidos. De acordo com a consultoria Gartner, que divulgou dados do mercado de smartphones no início de agosto, foram vendidos 5,4 milhões de aparelhos com Windows Phone no segundo trimestre de 2012 - a plataforma representa apenas 3,5% do mercado.

Os smartphones com Android são os mais populares, com 68,1% de participação no mercado, o que representa 104,8 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre. Segundo o Gartner, o iPhone aparece em segundo lugar, com 40 milhões de smartphones vendidos e 16,9% do mercado.

Nokia na frente

De acordo com o estudo da Localytics, a Nokia é a que tem maior participação de mercado entre os fabricantes que vendem aparelhos com Windows Phone. Em julho de 2012, 59% dos smartphones com Windows Phone no mundo eram da linha Lumia fabricada pela empresa, que firmou uma parceria estratégia com a Microsoft em fevereiro de 2011, quando adotou o Windows Phone como sua plataforma de software principal para smartphones.

Ainda sobre base pequena, venda de smartphones com Windows Phone cresce 312% em todo o mundo
Reprodução
Ainda sobre base pequena, venda de smartphones com Windows Phone cresce 312% em todo o mundo

A Nokia também foi a empresa que aumentou mais rápido sua participação de mercado nos últimos seis meses. Em janeiro de 2012, a empresa tinha 22% de mercado, quase empatada com a rival Samsung.

Em julho deste ano, enquanto a fabricante do Lumia alcançou quase 60% do mercado, a Samsung ficou com 13% do total. A HTC é a segunda colocada, com 21% do total.

Apesar do crescimento do mercado, segundo o site, a Nokia avança mais devagar que o esperado nas vendas de smartphones da linha Lumia.

Junto com a Microsoft, a Nokia aposta na nova geração de aparelhos Lumia com o Windows Phone 8 , nova versão do sistema operacional da Microsoft para smartphones, que passará a suportar o uso de processadores com múltiplos núcleos. O evento de lançamento está marcado para 5 de setembro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.