Empresa, que fez parceria com a Microsoft no ano passado, aposta na nova versão do sistema da Microsoft e em nova tecnologia de câmera para vender mais

A Nokia pretende lançar vários novos modelos de smartphones Lumia com o Windows Phone 8, nova versão do sistema operacional da Microsoft, em breve. Em palestra durante o evento Inovation Qualcomm, em São Paulo, Almir Narcizo, presidente da Nokia no Brasil, não revelou a data de lançamento dos produtos, mas disse que a Nokia vive um momento de desafios e oportunidades. "Outros smartphones com Windows Phone 8 chegam em um futuro muito próximo", disse Narcizo.

Leia também:
Veja novidades do Windows Phone 8

Linha Lumia ganhará novos modelos ainda este ano
ig
Linha Lumia ganhará novos modelos ainda este ano

A chegada da segunda geração de aparelhos Lumia com Windows Phone 8, programada para um evento em Nova York no dia 5 de setembro, marca o próximo passo da Nokia em sua parceria com a Microsoft, iniciada em fevereiro de 2011.

Até o momento, a empresa já lançou quatro aparelhos com o sistema, mas nenhum deles com especificações similares a dos smartphones como Galaxy S III , da Samsung, e iPhone 4S , da Apple.

O Windows Phone 8 permitirá que a Nokia use processadores com mais núcleos, como seus concorrentes já fazem, para tornar os aparelhos mais rápidos e também com maior eficiência de bateria. Além disso, a empresa planeja trazer para a linha Lumia a tecnologia mais avançada de câmeras para celulares até agora, a mesma do 808 Pure View , que tira fotos com 38 megapixels de resolução.

Leia também:
Conheça a tecnologia Pureview

A Microsoft, Nokia e os desenvolvedores também se aproximaram mais no período, segundo Narcizo, o que está ajudando a empresa a ter sucesso em sua nova estratégia para smartphones. "Quando fizemos a parceria com a Microsoft havia apenas 4 mil aplicativos para Windows Phone. Hoje existem mais de 100 mil e este número continua crescendo", diz Narcizo.

De acordo com estudo divulgado esta semana pela consultoria Localytics, a Nokia é a fabricante com maior fatia de mercado entre as empresas que produzem celulares com Windows Phone. No total, o número de smartphones com o sistema operacional da Microsoft aumentou mais de 300% nos últimos seis meses .

Dual-chip entre os mais vendidos da Samsung

Os smartphones dual-SIM, ou seja, aqueles que comportam dois chips de operadoras diferentes, estão no topo da lista de mais vendidos da Samsung. De acordo com Dulcidio Macedo, gerente de marketing de produtos da Samsung, o Brasil é o país que mais consome celulares com dois chips em todos os 72 países em que a empresa atua.

Por este motivo, segundo Macedo, a Samsung lança sempre uma versão de dois chips dos seus celulares básicos e até mesmo em alguns smartphones de sua linha. "De acada quatro celulares da Samsung vendidos no Brasil, um já é smartphone", diz Macedo, em sua palestra no evento da Qualcomm.

Em maio, o smartphone Galaxy Y , de baixo custo, ficou em primeiro lugar na lista de aparelhos mais vendidos da Samsung pela primeira vez no Brasil. "Vendemos mais de 1 milhão de unidades em cerca de seis meses. Foi a primeira vez que um smartphone ficou no topo da lista de mais vendidos da Samsung no Brasil", diz Macedo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.