Câmera registrará imagens durante 10 segundos antes de usuário acionar a câmera e permitirá que usuário "recorte e cole" as melhores partes da foto

O aplicativo de câmera do BlackBerry 10, nova versão do sistema operacional para smartphones e tablets BlackBerry, permitirá que os usuário "volte no tempo" para corrigir fotos. O novo recurso é possível, pois a câmera filma a cena durante 10 segundos antes de a pessoa acionar a câmera. Assim, ao selecionar uma parte da foto, o usuário pode subsituí-la por uma versão melhor registrada na mesma posição.

O novo recurso é muito útil, por exemplo, ao fotografar várias pessoas, mas apenas uma delas é registrada de olhos fechados. No próprio aplicativo, o fotógrafo pode circular o rosto desta pessoa com a ponta dos dedos e depois voltar a imagem até o ponto em que a pessoa está de olhos abertos. Depois, basta salvar o arquivo da foto. Veja como o novo recurso no vídeo abaixo (em inglês):

Além do aplicativo de câmera, outro novo recurso do BlackBerry 10 a chamar a atenção dos desenvolvedores foi o teclado virtual que, segundo Demien Borba, evangelhista da plataforma BlackBerry no Brasil, "aprende" o vocabulário do usuário do aparelho. "Se o dedo do usuário é gordo e ele pressiona uma letra em vez da que ele quer, o sistema aprenderá com o tempo e selecionará a letra certa", disse Borba, durante a apresentação.

O novo teclado também oferece teclas virtuais maiores, porque não inclui funções como backspace. Para acionar este recurso, o usuário deve usar o movimento de swipe na tela, na direção do lado esquerdo, que a palavra é excluída do campo de texto. Além disso, para incluir uma sugestão de paravra oferecida pelo sistema, bastará usar o movimento de swipe para arrastar a primeira letra da palavra para o campo de texto.

O novo sistema BlackBerry 10 é a aposta da RIM para sair da crise , já que a empresa perdeu espaço nos últimos anos para outros fabricantes, como a Apple e a Samsung, que oferecem smartphones com sistemas mais modernos. Os primeiros dispositivos móveis com a nova versão do sistema operacional devem chegar até o final do ano, mas a RIM também estuda licenciar o sistema para outros fabricantes de smartphones e tablets.

Desenvolvedores reunidos

Os dois novos recursos do BlackBerry 10 receberam aplausos dos desenvolvedores reunidos em um evento da Research in Motion (RIM), fabricante dos dispositivos Blackberry, realizado hoje em São Paulo (SP). Durante todo o dia, os desenvolvedores inscritos participarão de sessões que abordam como desenvolver novos aplicativos para a nova versão da plataforma usando diversas linguagens como HTML5, Java, Action Script, C++ e Qt.

De acordo com Bryan Tafel, evangelhista da plataforma BlackBerry, a empresa pretende investir R$ 100 milhões de dólares em todo o mundo até o final de 2012 em ações focadas nos desenvolvedores. No Brasil, além do evento realizado hoje, a empresa promoverá maratonas de programação, os conhecidos hackathons em cinco cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Recife e Porto Alegre, para premiar os melhores aplicativos criados pelos desenvolvedores.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.