Empresa quer embarcar tecnologia que permite que dispositivos usem carregadores sem fio nos dispositivos que adotarem chips da marca a partir do final do ano que vem

Os notebooks e tablets com chips da Intel lançados a partir do final de 2013 poderão ser carregados em superfícies sem fio, de acordo com o jornal britânico The Register . Com a nova tecnologia, chamada Integrated Device Technology (IDT), os dispositivos ganharão um receptor/transmissor de energia integrado ao chip da Intel que permitirá que a carga de bateria aconteça sem conectá-los à rede de energia elétrica.

Carregadores sem fio, como o da PowerMat, ainda são pouco populares entre usuários
Reprodução
Carregadores sem fio, como o da PowerMat, ainda são pouco populares entre usuários

A nova tecnologia, segundo a Intel, será desenvolvida até a metade de 2013 e poderá chegar aos primeiros computadores, tablets e smartphones já no início de 2014.

"O tempo de carga dos produtos são similares ao que o usuário espera quando carrega um dispositivo por meio da entrada USB", disse Dan Snyder, gerente de comunicação da Intel, ao jornal.

Já faz um tempo que é possível carregar dispositivos, como celulares, sem o uso de carregadores com fio. Contudo, como a tecnologia ainda não sai de fábrica embarcada nos aparelhos, é preciso colocar uma capa protetora antes de deixá-lo sobre a superfície energizada, de modo que a energia possa ser transferida para a bateria. Nos Estados Unidos, é possível encontrar carregadores sem fio a partir de US$ 40.

Diversas empresas, como Nokia, Research in Motion (RIM), LG, HTC, Energizer e Texas Instruments também trabalham em conjunto para criar um padrão de carregadores sem fio, chamado Qi. Atualmente, 88 produtos já foram certificados pelas empresas como compatíveis com o padrão Qi. Contudo, a Intel não faz parte do grupo e, como sua tecnologia é baseada no padrão IDT, os produtos da Intel podem não ser compatíveis com os carregadores Qi.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.