Novo celular da Nokia dispensa fios para carregar bateria

Lumia 920 suporta tecnologia de carregamento de bateria sem fio e Windows Phone 8, nova versão do sistema operacional da Microsoft

Claudia Tozetto - iG São Paulo | - Atualizada às

A Nokia acaba de anunciar o Lumia 920, primeiro smartphone da marca com o sistema operacional Windows Phone 8, da Microsoft, e suporta carregadores sem fio, que permite que o usuário carregue a bateria do aparelho por meio do contato com uma superfície, sem que ele seja ligado diretamente à tomada. A Nokia anunciou que o produto chegará a alguns países até o final do ano, mas não quais, nem o preço do novo aparelho.

A tecnologia de carregadores sem fio já existe há algum tempo em produtos como o Powermat, compatíveis com o iPhone e outros celulares. Esses produtos, porém, necessitam de capas especiais para que o celular seja carregado.

Já o Lumia 920 sairá de fábrica preparado para o carregamento sem fio. Entre os smartphones modernos, apenas o Galaxy S III , recém-lançado pela Samsung, suporta a tecnologia. O carregador sem fio não acompanha o novo smartphone da Nokia, ou seja, o usuário precisará comprar o acessório separadamente.

O novo smartphone da Nokia chegará ao mercado com processador Snapdragon S4 de 1,5 GHz com dois núcleos, fabricado pela Qualcomm, e possui tela ligeiramente curvada com tamanho de 4,5 polegadas, um pouco maior que a do Lumia 900 .

A câmera tem a tecnologia PureView, que permite tirar fotos com maior qualidade. No entanto, o Lumia 920 fotografa com resolução de 8.7 megapixels, não com 38 megapixels como o 808 PureView , primeiro aparelho com a nova tecnologia.

Lumia 820

A Nokia também anunciou um segundo novo smartphone, o Lumia 820, com tela de 4,3 polegadas, com Windows Phone 8 e que também suporta o novo carregador de bateria sem fio. Contudo, além de comprar o novo carregador, o usuário precisará de uma capa especial para permitir o uso da tecnologia. A câmera possui lentes Carl Zeiss.

A Nokia também não anunciou o preço do Lumia 820, nem quais países serão os primeiros a receber o produto até o final do ano.

Acessórios

A imensa quantidade de capas e outros acessórios é uma das vantangens do iPhone sobre seus rivais. Atenta para isso, a Nokia começa a apostar também em acessórios para a linha Lumia.

A empresa anunciou durante o evento uma caixa de som da JBL que funciona como uma base para carregar a bateria do Lumia 920 sem o uso de fios. Outros acessórios mostrados foram novos fones de ouvido criados pela Monster com design inspirado nos smartphones da linha Lumia.

Novo Lumia é decisivo para a Nokia

Os novos lançamentos representam a melhor tentativa da Nokia e da Microsoft na tentativa de ganhar uma fatia do mercado de smartphones, atualmente dominado pelos aparelhos com o sistema operacional Android, do Google, e pelo iPhone. Se os aparelhos não tiverem boa aceitação pelos consumidores, a situação da Nokia pode ficar ainda mais complicada, assim com os planos da Microsoft de se tornar mais relevante no mercado de dispositivos móveis.

Reprodução
Lumia 920 suporta carregadores de bateria sem fio

De acordo com a Nokia, até o momento 7 milhões de smartphones da linha Lumia (que incluía até agora os aparelhos Lumia 900, Lumia 800, Lumia 710 e Lumia 610) em 54 países.

O número não é pequeno, mas é bastante inferior aos resultados obtidos pela Apple com o iPhone, que vendeu 28 milhões de unidades do iPhone somente no primeiro trimestre de 2012.

Os celulares Windows capturaram apenas 3,7% do mercado global de smartphones, segundo a empresa de pesquisa Strategy Analytics. Os modelos com Android têm 68%, enquanto a Apple registra 17%.

Além do alcance, outro problema que a Nokia e a Microsoft enfrentam é que o Windows Phone tem cerca de apenas 100 mil aplicativos compatíveis enquanto Android e iPhone têm cerca de 500 mil. 

"Os desenvolvedores querem ver mais aparelhos e as pessoas querem comprar apenas quando verem mais aplicativos. Eu diria que vai levar anos, eles estão muito atrás"", disse Sid Parakh, analista do fundo McAdams Wright Ragen, à Reuters, na semana passada.

*Com informações da Reuters.

    Leia tudo sobre: lumia 920nokiasmartphonewindows phone 8carregador sem fio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG