Nokia City Lens quer ajudar usuários de smartphone a usar a câmera do aparelho para explorar os pontos de interesse próximos

Além de anunciar os dois novos smartphones Lumia 920 e Lumia 820 , ambos com o sistema operacional Windows Phone 8, a Nokia lançou novos aplicativos com recursos de realidade aumentada. O destaque fica com o Nokia City Lens, que permite apontar a câmera do smartphone para a rua e ver a imagem com ícones de pontos de interesse próximos, como restaurantes, lojas e postos de gasolina.

LEIA TAMBÉM:
Para diferenciar smartphones, Nokia investe em aplicativos locais
Nokia e Microsoft cortejam desenvolvedores no Brasil

Executiva da Nokia apresenta City Lens, novo aplicativo de realidade aumentada para smartphones Lumia
Reprodução
Executiva da Nokia apresenta City Lens, novo aplicativo de realidade aumentada para smartphones Lumia

O novo aplicativo é útil para ajudar o usuário a descobrir estabelecimentos e atrações próximas de onde está, mas depende da base de dados de pontos de interesse oferecidos pela Nokia em cada país onde atua. Em geral, a empresa oferece mapas com mais pontos de interesse do que o Google Mapas e o Bing Mapas, por conta da aquisição da empresa de geolocalização Navteq em 2011.

O aplicativo de mapas da Nokia, Nokia Mapas, também ganhou recursos de realidade aumentada, bem como outros aplicativos relacionados desenvolvidos pela empresa, como o Nokia Dirigir. De acordo com a empresa, o usuário poderá ativar a opção de realidade aumentada durante o uso desses aplicativos, que serão compatíveis apenas com os aparelhos com a nova versão do sistema operacional da Microsoft.

Mais recursos

Os aplicativos de mapas da Nokia, um dos focos da empresa para diferenciar seus aparelhos dos concorrentes com o sistema Android, do Google, e do iPhone, também terão diversos novos recursos novos na nova versão para Windows Phone 8. Entre eles, segundo a Nokia, o aplicativo calculará automaticamente o tempo de percurso do usuário até o destino escolhido, de acordo com as condições de trânsito no momento.

No caso de compromissos marcados na agenda do smartphone, por exemplo, o aplicativo de mapas avisará o usuário o momento que ele deve sair de onde está para chegar a tempo para o compromisso. A nova versão dos aplicativos será disponibilizada junto com os novos Lumias com Windows Phone 8, que devem chegar ao mercado até o final de 2012.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.