Estudo do Gartner prevê que haverá 45,6 bilhões de downloads até o fim deste ano

Um estudo divulgado nesta terça-feira (11) pelo instituto Gartner confirma o crescimento do mercado de aplicativos para celulares. A pesquisa prevê que, até o fim deste ano, serão realizados 45,6 bilhões de downloads de aplicativos, um aumento de 82% em relação a 2011, ano que registrou 24,9 bilhões de downloads.

Aplicativos para celular terão forte crescimento nos próximos anos
Stella Dauer
Aplicativos para celular terão forte crescimento nos próximos anos

O estudo prevê ainda que o mercado de aplicativos continuará crescendo fortemente nos próximos quatro anos. Em 2016, haverá 309,6 bilhões de downloads de acordo com a pesquisa.

Grátis dominam

Os aplicativos grátis dominam e continuarão a dominar o mercado, segundo o Gartner. Até o fim de 2012, a previsão é que 89% dos downloads sejam de aplicativos gratuitos. Em 2016, essa fatia será de 93% segundo informações do estudo, detalhado no site TechCrunch .

A pesquisa traz também informações sobre o preço de aplicativos pagos. Para o Gartner, o preço da maioria dos aplicativos deve ficar entre US$ 1 e US$ 3. Essa faixa de preço deve responder por 96% dos aplicativos pagos em 2016.

Apple na frente

Segundo o Gartner, a loja de aplicativos da Apple responderá por 21 bilhões dos 45,6 bilhões de downloads deste ano. Esse número deixa a fabricante do iPhone como líder no mercado de aplicativos, que inclui também lojas do Google, RIM, Microsoft e Amazon. 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.