Apple desativará recurso social do iTunes no fim deste mês

Ferramenta Ping foi criada para agregar recursos de rede social ao software de música, mas não fez sucesso

iG São Paulo |

Confirmando rumores publicados em junho , a Apple divulgou que desativará o Ping, recurso social do iTunes, no dia 30 deste mês. O serviço foi lançado em outubro de 2010 nos Estados Unidos e tinha como objetivo agregar recursos de rede social ao iTunes. Mas não caiu no gosto dos usuários e nem chegou a ser lançado no Brasil. 

Reprodução
Ping chamou atenção no lançamento, mas não caiu no gosto dos usuários

Integrado ao software iTunes, o Ping permitia que os usuários vissem opiniões de seus amigos sobre músicas compradas na loja de músicas da Apple.

O serviço trazia ainda listas de músicas geradas a partir de dicas de usuários com gosto semelhante. Poucos meses após seu lançamento, o Ping foi integrado ao Twitter, mas nunca chegou a ser integrado ao Facebook.

Em evento realizado há alguns meses, Tim Cook, CEO da Apple, já tinha dado dicas que o serviço seria fechado. "Tentamos com o Ping, e os usuários concluíram que esse não era um serviço que merecia muito do seu tempo", disse na ocasião.

O Ars Technica observa que a nova versão do iTunes, 10.7, ganhou alguns recursos sociais, como a possibilidade de compartilhar músicas no Facebook. Mas a Apple não tem planos de tentar substituir o Ping por outra ferramenta social mais robusta.

    Leia tudo sobre: appleping

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG