Novo aplicativo de mapas do iPhone vira alvo de reclamações e piadas

Usuários criticam serviço por mapas incompletos e falhas em nomes de cidades, entre outros erros

iG São Paulo | - Atualizada às

Entre as maiores novidades do iOS 6, sistema da Apple para iPhones, iPads e iPods Touch lançado na última quarta-feira, está o aplicativo de mapas. Na apresentação do sistema, em junho deste ano, executivos da Apple passaram boa parte do tempo mostrando os recursos do sistema, como a possibilidade de aceitar comandos de voz e os mapas 3D.

Leia também:
Novo sistema do iPhone deixa mapas do Brasil piores 

Entretanto, bastou um dia de uso para que muitos internautas se arrependessem de ter atualizado seus aparelhos para o novo sistema. O aplicativo de mapas da Apple vem sendo duramente criticado pela qualidade inferior de mapas, informações incorretas sobre cidades e falta de informações sobre restaurantes e outros serviços.

Reprodução / theamazingios6maps.tumblr.com
Antes e depois: troca do Google Maps por aplicativo da Apple diminui qualidade dos mapas no iPhone

Na Inglaterra, por exemplo, alguns usuários enviaram para a BBC fotos do aplicativo que mostram museus dentro de rios, imagens borradas, presença de locais estranhos e nomes trocados. Na Irlanda, o aplicativo da Apple identifica uma fazenda chamada AirField Garden como um aeroporto, segundo informa o The Sociable

Alguns usuários até criaram um perfil no Tumblr para reunir as falhas do novo aplicativo. O site  http://theamazingios6maps.tumblr.com/  reúne imagens de falhas do aplicativo enviadas por usuários de todo o mundo. Outros internautas criaram um perfil falso do aplicativo de mapas no Twitter. Ele responde de forma bem-humorada a dúvidas dos usuários sobre as falhas do serviço.

Batalha contra Google

A troca do aplicativo do Google Maps por um criado internamente faz parte da estratégia da Apple de remover o Google de seus aparelhos. O novo iOS 6 também elimina o aplicativo do YouTube, que estava no iPhone desde seu lançamento. No caso do YouTube é fácil resolver o problema, já que o Google lançou há algumas semanas um aplicativo do serviço para iPhone e iPad.

Já no caso dos mapas, a situação ainda é incerta. O Google ainda não comunicou se fará um aplicativo do Google Maps para o iPhone. Alguns analistas especulam que o buscador não lançará um aplicativo e apenas continuará reforçando os mapas de seu próprio sistema, o Android. 

Assim, o Google teria mais um argumento para convencer os usuários de que seu sistema para celulares seria melhor do que a alternativa da Apple. Mesmo se o Google quiser criar um aplicativo, a Apple poderia simplesmente proibir sua publicação na App Store. 

Brasil perde informações de trânsito e transporte público

Além de lidarem com possíveis erros sobre locais e mapas defeituosos, brasileiros que atualizarem seus aparelhos com o novo sistema perderão informações de trânsito, transporte público e também recursos do Street View . Por isso, quem usa muito os mapas no iPhone ou no iPad deve aguardar por uma melhora no aplicativo da Apple ou por um aplicativo do Google Maps para iOS antes de atualizar o sistema. 

    Leia tudo sobre: ios 6iphonemapasapple

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG