Com qualidade inferior de mapas, Apple assume falhas e recomenda uso de aplicativos de concorrentes até que serviço receba melhorias

Depois de uma série de reclamações dos usuários sobre o seu novo serviço de mapas, que estreou no iOS 6, nova versão do sistema operacional para iPhone, Tim Cook, CEO da Apple, pediu desculpas aos usuários em uma carta aberta publicada no site oficial da empresa. Entre os problemas apontados pelos usuários está a qualidade inferior dos mapas, erros em informações sobre cidades e falta de pontos de interesse.

LEIA TAMBÉM:
Novo sistema do iPhone prejudica quem usa Google Maps no Brasil
Confira todas as novidades do iOS 6
Novo iPhone tem tela maior e é mais fino que o antecessor

Tim Cook, CEO da Apple, pediu desculpas publicamente, após problemas como novo serviço de mapas da Apple
Getty Images
Tim Cook, CEO da Apple, pediu desculpas publicamente, após problemas como novo serviço de mapas da Apple

Além das desculpas públicas, o CEO da Apple recomendou na carta que os usuários utilizem aplicativos de mapas desenvolvidos por concorrentes, como Microsoft, Google e Nokia, no iPhone, enquanto a Apple melhora a qualidade de seu serviço de mapas.

"Na Apple, nós nos esforçamos para fazer produtos de classe mundial que oferecem a melhor experiência possível aos nossos clientes. Com o lançamento dos nossos novos mapas na semana passada, nós nos sentimos em falta com este compromisso. Estamos extremamente tristes pela frustração que causamos aos nossos clientes e estamos fazendo tudo o que podemos para tornar os mapas melhores", escreveu Cook.

Na carta, o CEO da Apple afirmou que a intenção da Apple com o novo aplicativo é de oferecer recursos como reconhecimento de voz, navegação turn-by-turn e outros, e por isso a empresa decidiu criar uma versão totalmente nova. Até então, o aplicativo nativo de mapas do iPhone era baseado nos mapas do Google. Depois do rompimento da parceria entre as duas empresas, fontes afirmam que o Google trabalha em um aplicativo independente de mapas para o iPhone.

Segundo a Apple, existem mais de 100 milhões de pessoas que já estão utilizando o novo aplicativo de mapas do iOS 6. "Em apenas uma semana, os usuários já buscaram por mais de meio bilhão de locais por meio do aplicativo", escreveu Cook. O executivo também agradeceu os usuários pelos comentários enviados e afirmou que quanto mais eles usarem o aplicativo, melhor os mapas se tornarão.

Google aprimora mapas

Enquanto a Apple passa por problemas com seu aplicativo, o Google continua a aprimorar seu serviço de mapas. Na última quinta-feira (27) o Google Maps ganhou uma nova atualização. Entre elas estão imagens mais detalhadas em 45 graus de algumas cidades americanas e européias. Imagens mais detalhadas de satélite também foram acrescentadas a vários países, incluindo o Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.