Modelos como o Nokia Lumia 610 estão ajudando o sistema Windows Phone, da Microsoft, a ganhar mercado, segundo a consultoria Kantar

Reuters

HELSINQUE - Cortes nos preços ajudaram a Sony a superar Nokia e Research in Motion (RIM) e se tornar a quarta maior fabricante de smartphones em mercados importantes na Europa entre julho e setembro, disse a consultoria Kantar.

Lumia 610, da Nokia, é aposta em Windows Phone com preço mais baixo
Getty Images
Lumia 610, da Nokia, é aposta em Windows Phone com preço mais baixo

Sony continua atrás da Samsung, Apple e HTC nos cinco maiores mercados europeus, segundo a pesquisa realizada durante 12 semanas, até o início de setembro.

Dominic Sunnebo, analista da Kantar, observa que o preço médio dos smartphones da Sony é menos que a metade do que cobra a Samsung, líder de mercado.

Modelos mais baratos como o Lumia 610, da Nokia, ajudaram a plataforma Windows Phone, da Microsoft, a ganhar espaço no mercado de sistemas operacionais, disse a Kantar.

"Com uma nova versão do Windows Phone saindo neste trimestre, é muito provável que a plataforma da Microsoft ultrapasse a da RIM neste ano", completou Sunnebo, em referência à fabricante do BlackBerry.

A plataforma Android, do Google, lidera os mercados europeus mais importantes, com participação de 59% na Itália e 84 por cento na Espanha.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.