Aparelhos da Samsung com Android, no entanto, continuam sendo os preferidos dos americanos e detêm mais de 25% das vendas

AFP

SAN FRANCISCO - A Apple estreitou a diferença com a Samsung na venda de telefones inteligentes no mercado norte-americano nos meses que antecederam a chegada ao mercado do iPhone 5, conforme informou a empresa que acompanha o segmento, a comScore.

LEIA TAMBÉM:
Novo iPhone tem tela maior e é mais fino que antecessor
Análise: Galaxy S III é o mais inteligente dos smartphones
Tela do Galaxy S III é melhor que a do rival iPhone 5

Com chegada do iPhone 5, disputa entre Apple e Samsung nos EUA fica mais acirrada
Getty Images
Com chegada do iPhone 5, disputa entre Apple e Samsung nos EUA fica mais acirrada

A Samsung e seus telefones que utilizam o sistema operacional Android, da Google, seguem ganhando o mercado norte-americano, em detrimento dos dispositivos BlackBerry, fabricados pela empresa canadense Research in Motion (RIM).

Os smartphones da Samsung continuam sendo os favoritos dos norte-americanos com estáveis 25,7% do mercado no final de agosto, enquanto que o segmento da Apple aumentou a 17,1%, contra 15% em maio, segundo a comScore. A Motorola e a LG apresentaram leve perda de mercado, situando-se a 11,2% e 18,2%, respectivamente, ao final de agosto nesse mesmo mercado.

O número de proprietários de telefones inteligentes subiu 6% no país, para 116,5 milhões, no período de três meses terminado no início de setembro.

Os telefones que utilizam o sistema operacional Android da Google continuaram sendo os mais populares, com crescimento de 1,7%, o que os situa como donos de 52,6% do mercado. A porção da Apple cresceu 2,4%, para 34,3%, segundo a comScore.

iPhone 5 deve aumentar fatia de mercado da Apple

Espera-se que a porção do mercado norte-americano da Apple cresça ainda mais devido ao ritmo recorde de vendas de seu último modelo de telefone inteligente, o iPhone 5, lançado no mês passado.

Os ganhos da Apple e da Android no último trimestre foram decorrentes do BlackBerry e dos telefones que utilizam o sistema operacional da Microsoft, o Symbian, de acordo com as cifras da comScore.

O RIM perdeu 3,1 ponto percentual, ficando com 8,3%, enquanto que Microsoft e Symbian recuaram 0,4 ponto cada um, e representam 3,6% e 0,7% do mercado, respectivamente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.