Segundo site Cnet, desenvolvedores enviaram e-mails avisando Apple sobre problemas nos mapas antes do lançamento oficial do novo serviço

Desenvolvedores reclamam da qualidade do novo serviço de mapas da Apple desde o lançamento da primeira versão de testes em junho, segundo fontes do site Cnet . Em entrevistas aos site, vários desenvolvedores afirmaram ter enviado e-mails para funcionários da Apple e preenchido diversos formulários informando falhas do novo serviço.

Antes e depois: troca do Google Maps por aplicativo da Apple diminui qualidade dos mapas no iPhone
Reprodução / theamazingios6maps.tumblr.com
Antes e depois: troca do Google Maps por aplicativo da Apple diminui qualidade dos mapas no iPhone

"Os mapas estavam ruins de forma tão chocante que reportar erros individuais era algo fútil. O que era necessário não era indicar que um único ponto da interface estava incorreto, mas selecionar uma região inteira do mapa e dizer a eles: 'Tudo isso está errado'", disse um desenvolvedor que mantém três aplicativos para iPhone na App Store.

O site, que conversou com seis desenvolvedores que possuem aplicativos para iPhone que dependem dos mapas da Apple, dizem que as falhas do sistema foram documentadas e enviadas à Apple durante o período que a empresa lançou quatro versões de teste do novo serviço de mapas, que foi lançado oficialmente somente no mês passado, junto com o iPhone 5.

Entre os erros que os desenvolvedores afirmam ter alertado a Apple antes do lançamento estão informações sobre locais trocadas, presença de nuvens em imagens de satélite e mapas menos detalhados do que os oferecidos pelo Google, que oferecia os mapas do aplicativo oficial do iPhone, antes do lançamento do novo serviço. Segundo o site, a Apple se recusou a comentar o assunto.

Mapas colocam em cheque o "padrão Apple"

A Apple anunciou seu serviço próprio de mapas junto com o lançamento do iPhone 5. Ele substituiu o Google Maps como aplicativo de mapas padrão nos dispositivos móveis da Apple. Contudo, as falhas graves do aplicativo causaram furor nos usuários do iPhone e iPad, principalmente entre os que atualizaram seus aparelhos para a versão 6 do iOS, sistema operacional da Apple, primeira a contar com os mapas da Apple.

Após o lançamento, Tim Cook, CEO da Apple, publicou uma carta pública em que pediu desculpas aos usuários por oferecer um serviço que não oferecia a alta qualidade que a Apple se gaba por oferecer aos seus clientes. O executivo surpreendeu o mercado ao sugerir que os usuários utilizem serviços de mapas desenvolvidos por concorrentes , como Nokia e Google, até que a empresa melhore seus mapas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.